São Paulo é cidade convidada de honra da 40ªFeira do Livro de Buenos Aires

Convite marca estreitamento da relação entre as cidades de  e promove a cultura da periferia paulistana.

Logo  Feira BsAsComeçou ontem (24) a 40ªFeira do Livro de Buenos Aires, importante evento para o mercado editorial latino-americano. Desde 2013, a organização da feira convida uma cidade para mostrar sua riqueza cultural. No primeiro ano, Amsterdã foi a homenageada.

Em 2014, São Paulo foi chamada para mostrar mais de sua riqueza cultural na capital argentina. A cidade conta com um estande de 144 m², onde acontecem entre os dias 24 de abril e 12 de maio uma série de saraus e mesa de autores. Dos 200 saraus paulistanos, 15 terão apresentações – entre eles o Cooperifa, Poesia Maloquerista e o grupo Voz do Povo. 

“Na nossa proposta de curadoria para a feira a gente buscou inverter o desenho tradicional de participações em feiras. Optamos por trazer ao centro da feira os saraus poéticos da periferia da cidade de São Paulo. E para a periferia da feira os autores mais consagrados”, explicou Luiz Bagolin, diretor da Biblioteca Mário de Andrade.

Além dos saraus, mesas literárias e  leituras estão na programação. Autores como Marcelino Freire, Ferréz, Maçal Aquino, Andréa Del Fuego, Fernando Bonassi, Arnaldo Antunes, entre outros nomes de peso da cena paulistana, apresentarão a cultura de periferia e a riqueza estética da cidade.

Shows de artistas como Emicidas, Racionais Mc’s,  Tulipa Ruiz e Criolo também são destaques. 

Outra parte importante da participação são as projeções de filmes icônicos sobre a cidade no Museu de artes Latino-Americanas de Buenos Aires (Malba). Obras como “O bandido da Luz Vermelha”, de Rogério Sganzerla, e “São Paulo S.A”, de Luís Sérgio Person, compõem o leque cinematográfico. 

Confira a programação completa da capital paulista na feira e também a revista elaborada especialmente para apresentar São Paulo aos porteños. 

Mais informações no site oficial da feira.

 

Deixe um comentário