Mensagem de Apoio do FONARI às nações atingidas pelo ciclone Idai

O Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Relações Internacionais (FONARI) manifesta por meio deste seu apoio às vitimas do ciclone Idai, que passou entre os dias 4 a 21 de março pelos territórios de Moçambique, Zimbábue, Madagascar e Malawi. O fenômeno de depressão tropical formado na costa leste de Moçambique gerou a destruição de 90% do território de várias cidades.

Estamos profundamente entristecidos com o acontecimento que levou à morte de pelo menos quinhentas pessoas nas nações afetadas, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha calcula que haja no mínimo duzentos desaparecidos e cerca de 1,8 milhão de pessoas afetadas e desabrigadas.

Infelizmente, ressaltamos ainda que a tragédia levou também a uma epidemia de cólera em Moçambique, que deve ser agravada pela situação precária nos albergues temporários quanto ao saneamento básico e à água potável.

O FONARI enfatiza a relevância da construção de resiliência para a proteção das cidades quanto a catástrofes do tipo, e reafirmamos nosso princípio de solidariedade internacional, e estimulamos as iniciativas de suporte para as vítimas e apoio aos governos locais no processo de reconstrução.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s