Belo Horizonte apresenta experiência em encontro sobre mudanças climáticas no Marrocos

No dia 14 de Novembro aconteceu, em paralelo à Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP22), a “Cúpula para Líderes Locais e Regionais: Financiamento da Transição Sustentável dos Territórios”  em Marraquexe, no Marrocos.

A Cúpula explorou a renovação da governança local através da diversificação da gestão dos recursos financeiros, e foi realizada em um espírito de co-elaboração para a estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Em 2016, temas como resiliência e sustentabilidade ganharam protagonismo no cenário internacional, principalmente após a ratificação do Acordo de Paris, a assinatura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, e a adoção da Nova Agenda Urbana. Assim, a Cúpula buscou facilitar o diálogo e encontrar soluções para um dos principais desafios relacionados à Agenda do Clima: o financiamento de Ações Climáticas.

O evento, organizado pela Associação de Regiões do Marrocos (ARM), em conjunto com a Associação Marroquina de Presidentes dos Conselhos Municipais (AMPCC) e com o Fundo Mundial para o Desenvolvimento de Cidades (FMDV) – parceiro de BH no cenário internacional -, contou com a presença de diversos líderes internacionais, bem como com representantes de fundos de financiamento e bancos de desenvolvimento, que expuseram suas experiências e analisaram novas propostas de financiamento.

O prefeito Marcio Lacerda, representante de Belo Horizonte na Cúpula, falou sobre a importância desse financiamento para o desenvolvimento territorial sustentável e para as iniciativas climáticas municipais, enfatizando os desafios que ainda precisam ser enfrentados para que seja realizado, de maneira eficiente, o aporte de soluções resilientes e sustentáveis.

Mais informações no site da Cúpula do Clima (em inglês), clique aqui.


Fonte: Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s