Cúpula de Mercocidades impulsa debate sobre a construção de sociedades integradas e resilientes

Com o tema “Construindo sociedades resilientes no âmbito da integração regional”, começa amanhã, dia  23, e segue até o dia 25 de novembro, a XXI Cúpula de Mercocidades, que ocorrerá na cidade de Santa Fé, na Argentina. No evento, alcaldes/as, intendentes/as, prefeitos/as e delegações de mais de uma centena de cidades da região, além de especialistas e autoridades de distintos organismos internacionais, debaterão os desafios enfrentados pelas cidades e as experiências exitosas que permitam os governos locais construírem sociedades mais inclusivas e integradas.

Durante a Cúpula, a Rede de Mercocidades propõe uma nova política que desenvolva resiliência, responda às deficiências em matéria de habitação, promova a cultura e a educação, bem como a inclusão e a integração regional. Esses mesmos aspectos constituirão os eixos centrais que serão abordados durante o encontro.

No encontro também, a cidade de Santa Fé assumirá a presidência de Mercocidades e serão definidas as novas autoridades e responsabilidades da Rede para 2017. A Cúpula será encerrada com a Declaração de Santa Fé, que apresentará publicamente o posicionamento político e os compromissos de trabalho assumidos.

O encontro contará com a participação de especialistas e autoridades de entidades acadêmicas e organismos regionais e internacionais. Participarão ainda representantes de diversas instâncias regionais das Nações Unidas, da União de Cidades Capitais da Iberoamérica (UCCI), de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), do Fundo Francês para o Meio-Ambiente, do Programa 100 Cidades Resilientes, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), da Agência de Cooperação Internacional do Japão, da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM), entre outros. Conheça aqui convidados e convidadas especiais. 

Por fim, serão realizados os encontros das unidades temáticas de Mercocidades, que definirão seus planos de trabalho para 2017 e abordarão assuntos de preocupação e articulação entre as mercocidades em: equidade de gênero, cultura, esportes, ciência e tecnologia, comunicação, desenvolvimento econômico local, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, desenvolvimento social, direitos humanos, segurança cidadã, turismo, autonomia e participação, cooperação, deficiência e inclusão, desenvolvimento urbano, educação, integração fronteiriça e juventude.

Mais informações em: santafeciudad.gov.ar/mercociudades/


Fonte: Mercocidades Mercocidades (tradução livre nossa).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s