FNP é nomeada para assento titular no Conselho Mundial da CGLU

Durante o V Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais da CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) foi nomeada para um assento titular no Bureau Executivo e no Conselho Mundial da CGLU. O anúncio foi feito na sexta-feira, 14, durante assinatura do Acordo Latino-Americano de Unidade na Diversidade, também conhecido como Cordial.

No mesmo dia, Canoas/RS foi o único município brasileiro entre os cinco finalistas do prêmio “Bogota Peace Prize“, que teve 56 projetos inscritos de todo o mundo. O V Congresso Mundial da CGLU seguiu até sábado, 15, com a eleição do novo presidente da organização mundial, o ex-prefeito de Joanesburgo (África do Sul), Parks Tau, presidente interino da South African Local Government Association (Salga).

Acordo Latino-Americano de Unidade na Diversidade – Cordial
Com o acordo assinado, fica estabelecida uma nova representação latino-americana na CGLU: Mercocidades, Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma) e o Grupo Aberto de Trabalho pela Unidade dos Governos Locais da América Latina (GATP).

De acordo com o Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari), entre os objetivos do grupo está o compromisso de trabalhar juntos na diversidade e buscar soluções para problemas relacionados com o déficit e a baixa qualidade da moradia, da iniquidade, da desigualdade, da precariedade no acesso aos serviços básicos, do desafio da mobilidade urbana, da busca do espaço público e dos riscos das populações frente aos impactos derivados da mudança climática, entre outros importantes desafios.

Essa nova representação, aprovada no dia 14 de outubro, foi proposta no Comitê Estatutário da CGLU, em Barcelona (Espanha), no dia 20 de setembro.

Durante a reunião do Caucus Latino-americano, no dia 13, após muitas negociações foram aprovadas as novas representações latino-americanas para os próximos três anos no Bureau Executivo e Conselho Mundial da CGLU. Nessa nova formação, a FNP foi nomeada para um assento titular nas duas instâncias.

Bogota Peace Prize
Kauswagan (Filipinas) foi vencedora do Prêmio de Paz de Bogotá, com o projeto ‘From Arms to Farms: Walking through the Paths of Peace’, de 2010. A política pública foi iniciada para combater as causas do conflito entre um grupo separatista islâmico e o Exército filipino, como pobreza, insegurança alimentar e desigualdades entre grupos populacionais.

Todos os finalistas apresentaram suas iniciativas em uma sessão especial no dia 13 de outubro como parte do Congresso CGLU, entre eles o município de Canoas/RS, com o projeto “Territórios de Paz”, para combater as altas taxas de criminalidade no bairro Guajuviras, em 2009.

O programa reduziu 34% no número de mortes violentas no bairro, no primeiro ano. A natureza participativa e social, bem como a sua replicabilidade contribuiu para a seleção de Canoas como finalista para o prêmio.


Fonte: Frente Nacional de Prefeitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s