Fórum Ibero-americano é concluído com um forte chamado para a construção de cidades sustentáveis

No último dia 16 de outubro, representantes de governos locais ibero-americanos adotaram a Declaração de Quito, durante o X Fórum Ibero-americano de Governos Locais, ocorrido no Equador. Nela, as entidades se comprometem a aplicar políticas objetivando “Cidades Sustentáveis e Habitações Urbanas para Todos”.

O encontro foi realizado entre a Assembleia-Geral da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), realizada em Bogotá (Colômbia), e a Assembleia Mundial de Prefeitos e a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), sediadas em Quito (Equador). Além disso, assim como nos encontros anteriores, o Fórum ocorreu previamente à XXV Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, que será realizada em Cartagena das Índias (Colômbia), nos dias 28 e 29 de outubro, sob o tema “Juventude, Empreendimento e Educação”.

Nesta edição, as cidades concordaram em tornar os desafios globais em locais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os Direitos Humanos, a cooperação integral entre cidades e a integração ibero-americana, através do estabelecimento de 7 objetivos pontuais:

  1. “Assumir seu papel”, no âmbito dos atuais desafios locais, demandando os recursos necessários em escala nacional, internacional e regional para alcançá-los;
  2. “Pacificar sua vida”, objetivando a cultura de paz no âmbito urbano;
  3. “Conhecer-se e enriquecer-se”, fomentando a cooperação integral entre as cidades;
  4. “Unir-se”, para alcançar uma agenda comum do municipalismo ibero-americano;
  5. “Estabelecer-se”, visando a criação de uma secretaria permanente do Fórum;
  6. “Rejuvenescer-se”, em uma aposta pela geração de espaços e dinâmicas urbanas para a interação de e com os jovens; e por último,
  7. “Narrar-se”, a partir da consolidação da Agência de Noticias de Cidades Ibero-americanas, com o objetivo de contar o que “as cidades fazem, constroem, protegem, fabricam e inventam.”

Acesse a Declaração completa.


Fonte: Mercocidades (tradução livre nossa).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s