Desafios das cidades intermediárias foi tema de debate em evento prévio a Habitat III

No último dia 22 de setembro, a cidade argentina de Buenos Aires foi sede do seminário “Cidades intermediárias: cenários e desafios frente à Habitat III”. O encontro constituiu-se em uma atividade preparatória da participação das cidades latino-americanas na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), contando com a presença de autoridades municipais, acadêmicos e representantes de organizações da sociedade civil.

O evento foi organizado pela Unidade Temática de Desenvolvimento Social de Mercocidades e pelo Centro de Pesquisa em Políticas Sociais Urbanas (CEIPSU, na sigla em espanhol), da Universidade Nacional de Tres de Febrero (UNTREF).

A abertura esteve a cargo de Anibal Jozami, reitor da UNTREF, e de Jorge Carpio Bernedo, diretor do CEIPSU. Durante o encontro, foram realizados uma série de painéis temáticos, dentre os quais se destacaram: “Os municípios e a segurança urbana a partir de uma visão integral” e “Os municípios e a situação da habitação e da moradia informal”.

O primeiro dos painéis aprofundou a questão em torno da segurança em grandes cidades e os desafios atrelados a essa temática, enquanto o segundo trabalhou o direito à cidade, políticas de moradia, mobilidade urbana e desigualdades sócio-espaciais, Município, habitação e moradia informal.

Além disso, durante a atividade foram debatidos os cenários atuais e futuros para a gestão das cidades intermediárias, a participação cidadã na gestão dos municípios, assim como as potencialidades da cooperação horizontal e vinculação vertical com outras instâncias do governo. O espaço foi coordenado por Gabriel Asprella, secretário de Extensão e Bem-Estar Estudantil da UNTREF, em diálogo com Francisco Paco Durañona, intendente do município de San Antonio de Areco, Buenos Aires.


Fonte: Mercocidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s