Frente Nacional de Prefeitos lança IV EMDS durante Habitat III

Durante a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) irá promover um side event para o lançamento do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), no dia 19 de outubro, em Quito (Equador). Além de discussões sobre o que foi construído nas três últimas edições do EMDS, no lançamento também será realizado um debate sobre as perspectivas de absorção da Nova Agenda Urbana pela geração de prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos em 2016.

Entre os prefeitos da diretoria da FNP com presença confirmada na agenda estão o de Belo Horizonte/MG, Marcio Lacerda, presidente da FNP; de Divinópolis/MG, Vladimir Azevedo, vice-presidente de Gestão Pública; de Canoas/RS, Jairo Jorge, vice-presidente de Reforma Federativa; e de Palmas/TO, Carlos Amastha.

Intitulado como “Lançamento do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável e reflexões internacionais sobre o planejamento das cidades no contexto das mudanças climáticas”, o side event, assim como a própria Conferência, é uma oportunidade para que os participantes possam contribuir com a construção do IV EMDS.

O lançamento do IV EMDS é uma realização da FNP em parceria com a Associação Nacional dos Municípios Moçambicanos (ANAMM) e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); ONU-Habitat Brasil; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD Brasil); Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU); ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade; WRI Brasil Cidades Sustentáveis; Mercocidades; Fórum Nacional de Secretário e Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI); Agenda Pública; Instituto Pólis e Plataforma Global.

Habitat III

Promovido pela ONU-Habitat, o evento internacional será realizado de 17 a 20 de outubro para o debate de alternativas para os desafios da urbanização e as oportunidades que isso oferece para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na Conferência será unificado um documento final com encaminhamentos para o planejamento da Nova Agenda Urbana, que será aplicada nos próximos 20 anos.

V Congresso Mundial da CGLU
O IV EMDS será apresentado também em Bogotá (Colômbia), durante o Congresso Mundial de Líderes Locais e Regionais da CGLU. O evento, com o tema “Vozes Locais para um Futuro mais Humano”, será realizado de 12 a 15 de outubro. O congresso se concentrará na questão da “cidade humana” e as prioridades para Nova Agenda Urbana, documento final que será acordado no evento Habitat III.


Fonte: Frente Nacional de Prefeitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s