Mercocidades e UNASUL organizam seminário na Habitat III

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que será realizada na capital equatoriana, Quito, de 17 a 20 de outubro, a Rede de Mercocidades organizará junto à União das Nações Sul-Americanas (UNASUL), no dia 18 de outubro, um evento paralelo denominado “Cidades do bem-estar social: o que são e como financiá-las”. A Rede contará também com um stand em que se realizarão exposições e diálogos, com o objetivo de dar visibilidade política às ações de Mercocidades no debate internacional da Nova Agenda Urbana.

Evento paralelo da Habitat III
“Cidades do bem-estar social: o que são e como financiá-las” ocorrerá na terça-feira 18 de outubro, na sede da UNASUL. Neste espaço, serão realizadas duas plenários em que se debaterão, por um lado “as cidades do bem-estar social e as premissas de sua sustentabilidade”, e por outro o “financiamento da cidade que queremos: dilemas, impasses e perspectivas”.

O primeiro debate propõe-se a indagar acerca de qual é a governança e o financiamento que necessita um projeto de cidade sustentável e com bem-estar social, e o tipo de desenvolvimento urbano compatível com estas cidades.

Na segunda plenária, busca-se discutir sobre ao menos quatro tipos de políticas de financiamento que estão presentes nas disputas ideológicas, e nos programas de governo e políticas públicas: o sistema tributário; as associações público-privadas; o financiamento internacional e os fundos públicos. Em ambos os espaços participarão expositores da UNASUL, da Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL), e de Mercocidades.

A mesa de abertura será presidida pelo secretário geral da UNASUL, Ernesto Samper, acompanhado pela secretária executiva da Cepal, Alicia Bárcena; pelo prefeito de Canoas e vice-presidente de Relações Institucionais de Mercocidades, Jairo Jorge; pela intendente de Rosário e vice-presidente de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mudança Climática de Mercocidades, Mónica Fein; pela vice-prefeita de São Paulo e presidente de Mercocidades, Nadia Campeão. Também se prevê a participação na abertura de um representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

Acesse a Programação Preliminar

Stand Mercocidades
O objetivo principal do stand de Mercocidades na Habitat III é divulgar as ações e os objetivos da Rede. Este espaço permitirá o encontro de intendentes/as, prefeitos/as e alcaides/as das cidades membros, e será um ponto para o debate dos principais problemas das cidades da região.

As cidades ativas das diferentes Unidades Temáticas, Comissões e Grupos de Trabalho de Mercocidades poderão utilizar este espaço para difundir suas ações, assim como realizar reuniões e pequenos seminários, incentivar debates, e dar visibilidade política das ações da Rede no debate internacional acerca da Nova Agenda Urbana. Entre os eixos temáticos do stand se destacam: Economia Urbana, Relações Institucionais, Integração Fronteiriça, Desenvolvimento Social Sustentável, Desenvolvimento Urbano e Mudança Climática.

Para mais informação e/ou consultas:
presidenciamercocidades@prefeitura.sp.gov.br /
Tel.: +55 11 3113 8523 ou +55 11 3113 8519


Fonte: Mercocidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s