Últimos dias para se inscrever no X Fórum Ibero-americano de Governo Locais

Mercocidades, na qualidade de organização promotora, convida os governos locais da Rede para participarem do X Fórum Ibero-americano de Governos, que será realizado em Quito, no Equador, no dia 16 de outubro. As inscrições para participar do encontro devem ser realizadas até o dia 30 de setembro.

O encontro ocorrerá logo após o fim do 5º Congresso de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), em Bogotá, na Colômbia, que será realizado entre os dias 12 e 15 de outubro, e antes da 2ª Assembleia Mundial de Governos Locais e Regionais, no dia 16 de outubro. Devido a isso, sob o tema “O papel dos governos locais ibero-americanos na construção da Nova Agenda Urbana e o cumprimento dos ODS”, o evento será concebido como a antessala da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III).

Além disso, no Fórum será analisado o importante e necessário papel dos governos locais para promover a melhoria das condições de vida da cidadania, o direito à cidade e as iniciativas dirigidas para fazer das cidades cenários de paz e inclusão. Esta edição será desenvolvida com caráter preliminar à XXV Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo que ocorrerá em Cartagena das Índias, Colômbia, nos dias 28 a 29 de outubro, cujo tema será “Juventude, Empreendimento e Educação”. Nesta instância serão levadas as recomendações dos governos locais da Ibero-América aos governos nacionais, em colaboração com a Secretaria-Geral Ibero-americana (SEGIB).

O Fórum Ibero-americano de Governos Locais ocorreu pela primeira vez em Montevidéu, no mês de outubro de 2006. Desde esse momento até atualmente, o encontrou evoluiu e se converteu em um lugar de encontro para debates, reflexões, intercâmbios e a concertação política entre os municípios, as regiões e as associações ibero-americanas. Os organizadores do evento afirmam que o documento resultante contribuirá para a construção de um pensamento regional e será uma janela para o mundo a fim de mostrar o compromisso a partir do âmbito local com os ODS.

Mercocidades é uma das organizações que promove este grande evento e integra sua Comissão de Acompanhamento, juntamente a outras instituições regionais e mundiais como Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações Municipalistas (FLACMA), a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), a Aliança Euro Latino-americana de Cooperação entre Cidades (AL-LAs), o Fórum de Autoridades Locais da Periferia (FALP), a Rede de Cidades Sul-americanas (Redcisur), a Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP), entre outras.

Para formalizar sua participação, os interessados deverão enviar o formulário de inscrições para a Direção Geral da UCCI, ucci@ciudadesiberoamericanas.org,ucci@madrid.es com cópia para a Direção Metropolitana de Relações Internacionais de Quito, dmrimg@gmail.com, até o dia 30 de setembro.

Acesse a convocatória, o documento síntese e a ficha de inscrição.


Fonte: Mercocidades (tradução livre nossa).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s