CNM representa Municípios no 3º Fórum de Urbanização dos países BRICS

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do 3º Fórum de Urbanização dos BRICS – grupo de cooperação entre Brasil, China, Índia, Rússia e África do Sul -, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de setembro na cidade de Visakhapatnam, na Índia. O fórum reuniu representantes dos governos locais dos países que integram o grupo com objetivo de debater o enfrentamento dos desafios urbanos de forma cooperada.

Para tanto, foram propostos debates relacionados aos desafios e mecanismos inovadores de financiamento da estrutura urbana, os desafios e avanços recentes dos países na provisão de moradia e obras de urbanização em áreas informais, as denominadas favelas, além de questões de saneamento básico e das ações de prevenção as mudanças climáticas.

Todos esses temas foram debatidos com a finalidade de apresentar subsídios dos países-membros do BRICS para a Nova Agenda Urbana, que será adotada na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que ocorrerá no próximo mês, na cidade de Quito, Equador, e para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Participação CNM

A entidade foi representada pela prefeita do Município de Cardeal da Silva (BA), Maria Quitéria Mendes, o vice-prefeito do Município de Alvorada do Gurguéia (PI), Valmir Falcão, e a representante da área técnica de planejamento territorial da CNM, Karla França.

Os representantes da entidade falaram sobre a necessidade de fortalecer o protagonismo dos governos locais em duas sessões das quais participaram no fórum. Na sessão Mudanças Climáticas, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente Urbano, a prefeita Maria Quitéria apresentou os desafios de promover desenvolvimento sustentável vinculado ao desenvolvimento econômico. Ela destacou as dificuldades e inovação dos governos locais na resiliência e planejamento urbano.

Já na sessão Planejamento Regional, a entidade ressaltou a importância de se obter novas fontes de recursos e a necessidade de descentralização da aplicação desses recursos em pequenos e médios Municípios para a promoção do desenvolvimento e redução das desigualdades regionais.

Para a CNM, o 3º Fórum de Urbanização é uma oportunidade dos governos locais  de  cooperarem e construírem  projetos inovadores nas diversas temáticas de  desenvolvimento urbano.

Acesse aqui mais informações sobre o 3º Fórum de Urbanização BRICS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s