Dia Mundial do Turismo: Mensagem da Unidade Temática de Mercocidades

“Turismo acessível para todas as pessoas”

A Unidade Temática de Turismo de Mercocidades se une ao lema que este ano a Organização Mundial de Turismo (OMT) propôs difundir: garantir o acesso ao turismo a todas as pessoas de cada um dos países.

A acessibilidade em turismo é antes de tudo um direito cidadão, que nossos governos devem garantir, ao mesmo tempo em que, é necessário avançar em nossa tarefa de conscientização de todos os atores que formam o setor turístico. Segundo a mesma OMT, no mundo existe um bilhão de pessoas com alguma deficiência física e a eles se somam os idosos e as crianças, que por suas características também necessitam condições mais acessíveis em sua experiência turística.

É vital para nós, como trabalhadores regionais do turismo, outorgar igualdade de possibilidades e condições a todos os habitantes de nossa região, no deslocamento, na facilidade para obter informação, na qualidade dos serviços de alojamento, na gastronomia diferenciada, porque faz parte da diversidade na qual nos desenvolvemos e com a qual convivemos.

Há 36 anos, celebramos o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, data coincidente com a aprovação dos Estatutos da OMT, com o mesmo objetivo de unir a nossas comunidades através da hospitalidade e do bom tratamento. Precisamente este ano, a sede oficial é Bangkok, conhecida como “terra de sorrisos” por sua vocação anfitriã. Desejamos que cada uma de nossas cidades conserve essa vocação, evidenciada particularmente com aqueles que necessitam qualidades especiais de acessibilidade.

Sem dúvida, toda tarefa, todo esforço, orientado àquelas pessoas com deficiência motriz ou sensorial, nos ajuda a lograr paulatinamente a excelência para todos os habitantes em matéria de infraestrutura e serviços, colaborando deste modo na integração social de nossas respectivas comunidades.

Incluir e valorizar, nos ajuda a fortalecer as sociedades envolvidas nas Mercocidades, nos alenta a promover aqueles valores sociais, culturais, políticos e econômicos que fazem à atividade turística e melhoram, sem dúvidas, nossa qualidade de vida.

Unidade Temática de Turismo de Mercocidades

27 de setembro de 2016


Fonte: Mercocidades.

Foto: Santiago do Chile (Thinkstock)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s