CGLU chama a atenção para que a Nova Agenda Urbana empodere mulheres

As temáticas de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres têm se destacado entre os assuntos que serão abordados nas discussões para construção da Nova Agenda Urbana durante o 5º Congresso da Cúpula Mundial da Organização Mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O evento será em Bogotá, capital da Colômbia, de 12 a 15 de outubro.

Os temas abordados no 5º Congresso da CGLU estão em convergência e dialogam com aqueles a serem discutidos na Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, que será realizada de 17 a 20 de outubro na cidade de Quito, capital do Equador.

A CGLU destacou que as mulheres ocupam apenas 20% dos cargos executivos e legislativos do âmbito municipal e estão à frente somente de 5% das prefeituras de todo o mundo. No Brasil, atualmente, apenas 12% das prefeitas são mulheres. Apesar de estar acima da média mundial, esse número ainda é muito baixo.

Além de aumentar o número de mulheres nas posições de lideranças locais e regionais, a organização destaca que é preciso mais que isso, como o aumento da participação de mulheres na vida econômica, cultural e política.

A prefeita de Paris e co-presidente da CGLU, Anne Hidalgo, afirma que “a construção da democracia não pode ser entendida sem a participação ativa das mulheres”. A organização mundial também emitiu um relatório intitulado de “Do 5º ODS a Habitat III: o papel dos governos locais em promover a equidade de gênero para a sustentabilidade”, que apresenta o discurso sobre a importância do papel da mulher nas agendas globais.

5º Congresso Mundial da CGLU

No congresso mundial serão debatidas as questões mais urgentes no que diz respeito à governança local, sustentabilidade urbana e soluções implementadas em âmbito local. Os assuntos serão abordados dentro de inúmeros atos como plenárias, foros políticos e atividades de intercâmbio em rede com os líderes presentes.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a importância da participação de todos os gestores, tendo em vista que o evento reúne mais de 3 mil representantes de cidades, metrópoles, regiões, da sociedade civil e do universo empresarial e acadêmico de diferentes partes do mundo.

A CNM também ressalta que o evento é um ponto de encontro de referência para todos os líderes e responsáveis locais e regionais, onde compartilham experiências e interagem sobre diferentes temas. Dentro da programação oficial do congresso ocorrerá um encontro entre todas as mulheres eleitas a nível municipal.

Clique aqui para acessar o relatório, disponível em inglês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s