Em reunião dos BRICS, na Índia, representante da União dos Municípios da Bahia debate mudanças climáticas

A presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva (Bahia), Maria Quitéria, está em visita diplomática à Índia, onde participa do 3º Fórum de Urbanização dos BRICS, o bloco das cinco maiores economias emergentes do mundo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A reunião com líderes mundiais, realizada na cidade de Visakhapatnam, discute desafios de infraestrutura para as nações que compõem o bloco, incluindo as áreas de transporte, energia, telecomunicações, saneamento e habitação. De acordo com Maria Quitéria, muitas economias emergentes como o Brasil vêm sofrendo uma desaceleração do crescimento e saída de capital.

“Nesse momento, aumenta a necessidade dos governos de oferecer mais investimentos em infraestrutura. Por isso, o que discutimos aqui é cooperação estratégica, no sentido de melhorar a governança das cidades”, explicou. Nesta quinta-feira (15/9), a gestora, que representa a Confederação Nacional de Municípios (CNM) no evento, vai se apresentar na sessão “Mudanças Climática”. Além de levar a experiência da Bahia, que enfrenta a pior estiagem das últimas três décadas, a gestora pretende abordar os impactos da seca nos ambientes urbanos que ocasiona, por exemplo, a escassez do fornecimento de água.

“Nos últimos três anos, o país já acumula R$ 151 bilhões de reais em prejuízos por conta do agravamento da seca nos ambientes urbanos”, relata. Entre as ações em curso no Brasil , o Ministério da Integração Nacional criou um grupo de trabalho, com a participação dos municípios, para diagnosticar as áreas sob risco de colapsos e traçar as estratégias, sejam por intervenções de obras ou planos mais assistenciais.

Juntos, os cinco países do BRICS representam 53% da população mundial, são economias recentemente industrializadas e que buscam cumprir as mestas da ONU que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resistentes e sustentáveis.


Fonte: União dos Municípios da Bahia (com alterações).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s