Banco Mundial e Banco dos BRICS fecham acordo de cooperação em infraestrutura

O presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, e o presidente do Banco do BRICS, Kundapur Kamath, assinaram memorando de entendimento para reforçar a cooperação entre as instituições no financiamento a projetos de infraestrutura.

O presidente do Grupo Banco Mundial, Jim Yong Kim, e o presidente do Banco do BRICS, Kundapur Kamath, assinaram na sexta-feira (9) memorando de entendimento para reforçar a cooperação no atendimento às demandas mundiais por infraestrutura.

O memorando formaliza a parceria entre as instituições globalmente e abre o caminho para a cooperação no nível nacional. “Quando bancos multilaterais do mundo trabalham em estreita colaboração e apoiam o desenvolvimento com crescimento inclusivo nos países de renda média e baixa, os pobres e vulneráveis são os que mais se beneficiam”, disse Kim.

As iniciativas de cooperação terão como foco projetos de infraestrutura. Atualmente, 1,2 bilhão de pessoas carece de acesso à eletricidade e 2,4 bilhões não dispõem de serviços básicos de saneamento no mundo, segundo o Banco Mundial. No ano fiscal encerrado em 30 de junho, o Grupo Banco Mundial investiu 25 bilhões de dólares em infraestrutura.

“Ficamos muito gratos pelo apoio oportuno oferecido pelo Grupo Banco Mundial em todo o nosso processo de estruturação e esperamos avançar e aprofundar nossa cooperação. Vamos ouvir, aprender e colaborar para promover o desenvolvimento da infraestrutura em nossos países-membros”, disse Kamath.

Com sede em Xangai, o Banco dos BRICS, cujo nome oficial é Novo Banco de Desenvolvimento, tem como objetivo promover a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável com enfoque inicial nos países do grupo — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — complementando os esforços de outras instituições para alcançar o objetivo comum de crescimento global. O banco passou a operar plenamente em fevereiro de 2016.


Fonte: ONU Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s