BID lança publicação sobre alianças público-privadas no Brasil em infraestrutura e operações urbanas consorciadas

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou no último ano a publicação “O Investimento em Infraestrutura no Brasil – Parcerias Público-Privadas e Operações Urbanas Consorciadas”. A publicação busca disseminar estudos e boas práticas de ações e parceria dos setores público e privado para atendimento das demandas por infraestrutura e prestação de serviços públicos de qualidade, frente às necessidades de financiamento e sustentabilidade fiscal.

O trabalho é resultado da interlocução do Banco com parceiros estratégicos dos três níveis de governo, setor privado, sociedade civil e academia. Foram analisadas as diferentes perspectivas e os dois dos principais modelos de alianças entre o setor público e privado, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e as Operações Urbanas Consorciadas (OUCs).
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que as parcerias público-privadas são oportunidades para enfrentar os desafios de investimentos públicos em todo o mundo. No Brasil, os três níveis de governo tem buscado implementar iniciativas sob este modelo. Para que ocorra o fomento destes projetos, o país deve considerar as lições aprendidas nacionais e internacionais sobre políticas adotadas e projetos realizados em suas diferentes etapas, como a escolha das instituições, o desenvolvimento, a implantação e a gestão.
Acesse aqui a publicação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s