Mercocidades debaterão sobre o financiamento do desenvolvimento urbano sustentável na região

No dia 13 de setembro, a capital uruguaia será sede de um encontro da rede de Mercocidades destinado a avaliar as fontes de financiamento locais e internacionais para o desenvolvimento urbano sustentável. Participarão do encontro representantes de organismos de financiamento internacional, local e regional, de redes de governos locais de diversas regiões do mundo, assim como prefeitos/as, intendentes/as e alcaldes/as, especialmente convidados para a ocasião. A atividade é co-organizada pela Intendência de Montevidéu, que exerce atualmente a Vice-presidência de Economia Urbana de Mercocidades.

“Rumo a um ecossistema de Fundos de financiamento do desenvolvimento urbano-territorial sustentável na América Latina e Caribe”  é organizada pela Vice-presidência de Economia Urbana de Mercocidades, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela ONU Habitat.

O encontro é resultado de uma atividade prévia na qual representantes das vice-presidências de Mercocidades em Economia Urbana e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mudanças Climáticas, reunidos em Bogotá (Colômbia) no dia 7 de março de 2016, definiram os primeiros passos para avançar em direção a um mecanismo regional de financiamento do desenvolvimento urbano sustentável. Como resultado, planejou-se avançar no trabalho de pesquisa detalhada de um fundo regional por parte do BID, de fundos locais concretos por parte da ONU-Habitat e de um mecanismo que permita orientar, prestar assistência técnica e eventualmente verificar as metodologias dos fundos para o desenvolvimento urbano sustentável que constituiriam uma espécie de Ecossistema de Fundos.

Esses esforços recaem, além disso, em definições anteriores, como as alcançadas na Conferência das Nações Unidas sobre Financiamento para o Desenvolvimento, realizada em julho de 2015, em Addis Ababa, Etiópia, que produziu consensos e propostas específicas para que as nações e as cidades trabalhem na geração de receitas que financiem infra-estrutura para o desenvolvimento.


Fonte: Mercocidades (tradução livre nossa).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s