União Europeia faz pesquisa de opinião sobre a política de cooperação europeia

A União Europeia (UE) convoca a todos para participar de uma pesquisa de opinião acerca das políticas de desenvolvimento adotadas pela instituição. A consulta pede opinião sobre a implementação da Agenda 2030 e do Acordo de Paris, com objetivo de estar em alinhamento com as tendências mundiais. A UE quer agregar ideias de como pode melhorar as políticas adotadas ou até mesmo de como poderia mudá-las. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) recomenda a participação.

A pesquisa é realizada mundialmente e busca maximizar o impacto de toda a cooperação realizada através da ajuda ao desenvolvimento. No ano de 2015, o principal foco das contribuições foi definido como sendo o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza. A organização pede opiniões em seis áreas diferentes, o que inclui as prioridades para ações futuras, meios que podem ser usados para a realização de mudanças e também como pode ser realizado o acompanhamento das contribuições, verificando a efetividade alcançada.


Projetos realizados pela CNM

A CNM já implantou dois projetos em Municípios brasileiros financiados pela UE. O Projeto Mulheres Seguras, realizado em 10 Municípios dos Estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco, mobilizou a sociedade civil e os governos municipais a discutir o aumento de segurança para mulheres em espaços públicos e uma maior assistência àquelas que sofrem violência doméstica. A ação que durou dois anos terminou em abril de 2016.

Já o Projeto Integração Local para Reinserção do Usuário de Drogas (Reinserir), que também foi uma ação conjunta entre a CNM e a Delegação da União Europeia, está em implementação desde 2015 e em execução em 13 Municípios do Estado de Paraíba.

O objetivo do projeto é fomentar o trabalho integrado das redes de educação, saúde e assistência social em conjunto com a sociedade civil para gerar oportunidades de reinserção social e econômica dos usuários de drogas. Todos os resultados já alcançados pelas iniciativas, assim como todo o trabalho desenvolvido podem ser acompanhados pelas páginas oficiais dos projetos.


Sobre a União Europeia e sua representação no Brasil

A organização realiza financiamento de projetos na área de desenvolvimento ao redor do mundo, incluindo o Brasil, sendo atualmente o maior doador mundial de ajuda ao desenvolvimento. A União Europeia está presente e ativa na maioria dos países do mundo, hoje conta com 139 delegações ao redor do mundo, o que garante uma maior proximidade entre a organização e os países, seja nas relações com a sociedade civil ou com os governos. Sua política de desenvolvimento se baseia no ideal de garantir uma vida justa para todos, e seu objetivo é que suas contribuições deem capacidade para os países realizarem isso de forma própria.

Participe da pesquisa clicando aqui .


Acesse aqui a página Mulheres Seguras.
Acesse aqui a página Reinserir.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s