Publicação: “¿Cómo cooperar entre instituciones locales? Del proyecto puntual al fortalecimiento de las políticas públicas locales”

A publicação busca responder à vontade de dotar os governos subnacionais de uma ferramenta que contribua para gerar e orientar projetos de cooperação internacional com impacto nas políticas públicas. De igual maneira, se insere nas novas tendências da cooperação descentralizada, onde a cooperação pretender ser mais horizontal e baseada em uma relação entre iguais, e onde a especificidade dos atores dota de sentido e de valor as relações que se estabelecem entre esses. Isto é, aquilo que caracteriza os governos locais, a capacidade de implementar políticas públicas, é o que se pretende fortalecer para desse modo, melhorar a gestão local dos territórios e contribuir assim paraa melhoria do bem-estar de suas populações.

A publicação se dedicar ainda a responder a seguinte questão: como utilizar o projeto pontual em uma perspectiva de apoio às políticas públicas e ao fortalecimento institucional? De forma didática, oferece um panorama sobre os princípios guias de uma cooperação descentralizada focada nas políticas públicas, com o objetivo de oferecer pautas sobre como desenhar, implementar e avaliar uma intervenção de cooperação internacional do desenvolvimento mediante tal orientação.

Além disso, a publicação traz uma série de ferramentas e exemplos práticos sobre como aproveitar os projetos pontuais em curso para a consolidação de políticas públicas mediante o fortalecimento institucional e a melhoria das condições de governança local. Finalmente, manifesta a especificidade da cooperação descentralizada como modalidade necessária e complementar à cooperação bilateral e multilateral. Os objetivos, instrumentos e modalidades que oferece permite se avançar em direção a formas de cooperação mais simétricas, nas quais a reciprocidade e o aprendizado mútuo se convertem em eixos centrais das relações entre governos locais.

Cliquei na imagem abaixo para acessar a publicação.

1.jpg


Fonte: AL-LAs (tradução livre nossa).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s