Avançam os preparativos para a XXI Cúpula de Mercocidades

O prefeito da cidade argentina de Santa Fé, José Corral, reuniu-se com Mauricio Salmoyraghi, coordenador-geral de Assuntos Estratégicos da Chancelaria Argentina, para coordenar questões relacionadas à realização da Cúpula de Mercocidades, que ocorrerá em Santa Fé do dia 23 a 25 de novembro. O encontro permitiu coordenar esforços para assegurar a presença de organismos internacionais de cooperação durante a Cúpula e abordar a participação da chancelaria no seminário “Internacionalização de cidades, desafios e experiências a nível regional”, que será realizado no fim de agosto também na cidade argentina.

Outro participante do encontro foi Pablo Tabares, responsável pela Agência de Cooperação Internacional, Investimentos e Comércio Exterior do Governo de Santa Fé. Tabares comentou que o objetivo de contar com organismos de cooperação internacional durante a Cúpula parte da intenção de aproximar prefeitos e funcionários dos representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e de outras entidades mundiais. Seguindo esta linha, completou que também “coordenarão detalhes de convocatórias e convites para a Cúpula e definirão apoios das áreas técnicas de Chancelaria para terminar de definir a programação do encontro”.

A Cúpula será realizada principalmente no Centro de Convenções Estación Belgrano, embora, devido a ampla agenda, inclua também lugares como Los Maderos, El Paraninfo e o Teatro Municipal, entre outros espaços. Espera-se a presença de duzentos visitantes estrangeiros, além de funcionários e prefeitos das cidades que integram a Rede. Durante a Cúpula, a cidade anfitriã assumirá a presidência de Mercocidades para o período 2016-2017, será elegido o município que exercerá a próxima presidência, ao cabo do mandato de Santa Fé, e se definirá o local no qual ocorrerá o próximo encontro.

Previamente a este grande encontro internacional, no dia 30 de agosto, Santa Fé será sede do seminário “Internacionalização de cidades, desafios e experiências a nível regional”, instância que permitirá abordar a cooperação descentralizada e iniciará o posicionamento da cidade e da região para a XXI Cúpula. O Município local e a Universidade Nacional do Litoral organizaram o encontro, no qual participarão governos locais membros da Rede especialmente convidados para a ocasião, além de representantes do Conselho Argentino para as Relações Internacionais, da Universidade Nacional de Rosário, do Ministério de Relações Exteriores e Culto da Nação e autoridades de diversos municípios da província de Santa Fé. Além disso, a ocasião possibilitará a apresentação dos avanços do programa da Cúpula de novembro.


Fonte: Mercocidades (tradução livre nossa).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s