Programa das Nações Unidas lança plataforma para debater pobreza e urbanização

Os gestores municipais com experiências e estratégias de combate à pobreza urbana desenvolvidos em seus Municípios podem compartilhá-las com o mundo através da plataforma online  UNDP4Urban, lançada recentemente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).  A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva esses municipalistas a compartilharem por meio da ferramenta as experiências e outros desafios encontrados nas cidades.

A página on-line foi lançada no final de julho, quando o projeto foi apresentado durante o terceiro Comitê Preparatório para a Habitat III — Conferência da ONU para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável —, que reuniu mais de 4 mil pessoas em Surabaya, na Indonésia.

O portal tem o objetivo de reunir projetos inovadores e de políticas voltadas para as cidades. Mais de 200 iniciativas do PNUD realizadas, desde 2014, em centros urbanos já podem ser acessadas. Além disso, qualquer usuário pode dar início a uma discussão no site, que vai oferecer espaços de debate sobre temas como as necessidades da população urbana economicamente vulnerável e a nova Agenda 2030 da ONU.

Reunião Preparatória
Segundo esclarece o departamento Internacional da CNM, a reunião do terceiro Comitê Preparatório para a Habitat III ocorreu entres os dias 25 a 27 de julho. Ela reuniu representantes de 142 países — entre oficiais de governo, representantes de agências da ONU e organismos regionais, especialistas e membros da sociedade civil — para discussões sobre a Nova Agenda Urbana, que deverá ser adotada durante a Habitat III, em Quito.

A nova Agenda Urbana foi debatida pelos participantes da reunião do Comitê. A sua atualização deve incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao desenvolvimento de políticas para cidades que sejam igualitárias e promovam a prosperidade e o bem-estar de todos. Outro encontro do organismo responsável por elaborar o novo compromisso dos Estados-membros para uma urbanização mais justa está previsto para o final de agosto a início de setembro, em Nova York (EUA).

Acesse a plataforma aqui 


Fonte: Confederação Nacional de Municípios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s