Concurso Governarte “Prêmio Eduardo Campos” 2016

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou no fim de julho a quarta edição do Concurso Gobernarte “Prêmio Eduardo Campos”. O concurso busca premiar iniciativas inovadoras dos governos subnacionais (estatais e municipais) da região latino-americana e caribenha que apresentem ações no sentido de melhorar a vida dos cidadãos.
Na edição desse ano, pela primeira vez, o concurso incorporou uma nova categoria dedicada à “Segurança no trânsito em ação”, além das duas já existentes: “Prevenção e atenção da violência contra a mulher”, e “Liderança e participação cidadã da mulher”.
A entrega dos prêmios aos ganhadores ocorrerá durante a Habitat III em Quito, Equador, no mês de outubro.


SOBRE O PRÊMIO

O Concurso Governarte “Prêmio Eduardo Campos” tem como finalidade identificar, premiar, documentar e difundir experiências inovadoras de gestão pública em governos subnacionais, como estados, províncias, departamentos, municípios ou outras denominações equivalentes, da região da América Latina e Caribe (ALC).

Os objetivos do concurso são:

a. Identificar e premiar experiências inovadoras em gestão pública para fomentar a criatividade e as iniciativas que busquem melhorar os serviços para os cidadãos;
b. Documentar e difundir essas inovações para promover a pauta de modernização do estado na ALC a fim de obter governos eficazes, eficientes e abertos.
c. Facilitar a cooperação entre governos subnacionais, aprofundando o conhecimento de experiências inovadoras em gestão pública e expandindo sua difusão entre atores interessados

Nas três primeiras edições foram reconhecidas quinze iniciativas inovadoras. Em 2013, foram premiadas iniciativas que melhoraram a gestão dos serviços públicos para cidadãos e empresas e segurança pública em cinco estados do México, Brasil e Argentina. Em 2014, foram reconhecidas quatro iniciativas que ampliaram o acesso de populações vulneráveis a serviços públicos por meio de ferramentas digitais em estados e municípios do Brasil, Colômbia e México. Em 2015, foram premiadas cinco iniciativas executadas por governos municipais em duas categorias. A primeira categoria premiou iniciativas de dois municípios brasileiros que usaram dados em massa para melhorar os serviços públicos e a segunda contemplou iniciativas destinadas a reduzir a lacuna de identidade jurídica e a modernização de registros civis executadas por municípios do Equador, Guatemala e Venezuela.

Na quarta edição do Governarte, o prêmio será concedido às 2 (duas) melhores iniciativas de governos de segundo (estados, províncias, departamentos, regiões e outras denominações) e terceiro níveis administrativos (municípios e outras denominações) em cada uma das seguintes categorias:

1. Prevenção e controle da violência contra as mulheres

2. Liderança e participação cidadã da mulher

3. Segurança no trânsito em ação: práticas inovadoras em transporte, segurança no trânsito e mobilidade

Acesse o site do evento para maiores informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s