ONU divulga 1.º relatório de acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Enquanto o mundo inicia a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 objetivos, 13% da população mundial ainda vive em extrema pobreza, 800 milhões de pessoas passam fome e 2,4 bilhões não têm acesso a saneamento básico.
Os dados constam no primeiro relatório dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançado no dia 19 de julho, pelo secretário-geral da Organização da Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon. Segundo o documento, o mundo está apenas no início de sua jornada rumo às metas globais, enquanto há desafios críticos para a conquista desses objetivos.

Estabelecidos de forma unânime por líderes mundiais em reunião na sede da ONU em setembro do ano passado, os objetivos representam um plano ambicioso e ousado para acabar com a pobreza, reduzir as desigualdades e combater as mudanças do clima.

Papel da CNM para a localização dos ODS
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) junto com o Programa de Articulação de Redes Territoriais do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (ART-PNUD) desenvolve um projeto para a localização dos ODS. O objetivo é fortalecer os sistemas de monitoramento e prestação de contas e sensibilizar os Municípios acerca da Agenda 2030. Além de capacitar os governos locais para a integração dos ODS em seus planos de governo, compartilhar informações sobre a localização com outros Municípios da América Latina e outras regiões.
Para a execução deste projeto serão elaborados guias para a integração dos ODS nos planos municipais, promoção de capacitação a gestores locais, desenvolvimento de mecanismo para localização dos ODS e elaboração do diagnóstico municipal dos ODS, fortalecendo assim as capacidades dos gestores locais em lidar com temas tão importantes e sensíveis para a população.

Relatório
O relatório inaugural dá um panorama dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, utilizando dados disponíveis para enfatizar alguns pontos críticos e desafios. Mesmo com os objetivos lançados há apenas sete meses (período pequeno para uma real avaliação do progresso) o relatório apresenta tendências dos últimos anos em algumas áreas, assim como problemas, fornecendo um panorama do que é necessário fazer para alcançar as metas e garantir que ninguém seja deixado para trás.
Acesse aqui o relatório completo (em inglês).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s