Curitiba recebe menção honrosa internacional pela execução de plano municipal destinado às pessoas com deficiência

A cidade de Curitiba, no Paraná, foi anunciada como ganhadora de uma menção honrosa do Prêmio Internacional sobre Transporte Sustentável, em reconhecimento internacional pela execução de um plano municipal destinado especialmente às pessoas com deficiência. A honraria foi feita pelo Instituto de Políticas para o Transporte e o Desenvolvimento e tem a parceria do Banco Mundial.

O prêmio reconhece a profunda liderança, visão de futuro e conquistas de cidades de todo o mundo em transformar-se a partir do transporte e do desenvolvimento urbano sustentável. As  estratégias são fundamentais para a melhoria da mobilidade da população, redução da emissão de gases do efeito estufa e da poluição. Com isso, a ideia é aprimorar também a segurança e a mobilidade de pedestres e ciclistas.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) aproveita para relembrar o papel central dos governos locais em transformar a rápida urbanização mundial em uma oportunidade também de mudar o mundo por meio do desenvolvimento sustentável. A entidade destaca que os Municípios são responsáveis pela execução das políticas públicas por meio dos Planos Municipais de Mobilidade. A integração desses planos ao planejamento urbano podem promover deslocamentos que exercem funções social, ambiental e econômica.


Compartilhamento de boas práticas
A Confederação ressalta que a Política Nacional de Mobilidade Urbana ainda engatinha no país e não conta com investimentos apropriados as suas necessidades. Entretanto, a entidade reitera que existem muitas experiências municipais de gestão inovadoras que podem servir de modelo na implementação em outras cidades.

Nesse sentido, a CNM incentiva a utilização do planejamento urbano para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado nos Municípios. A expectativa da entidade é promover a constante inovação na gestão municipal. Para isso, a Confederação desenvolveu o projeto Municiência, que permite aos gestores o conhecimento dessas iniciativas.

A ação da CNM por meio do Municiência visa identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas pelos gestores das cinco regiões do Brasil que contribuem de forma significativa para a melhoria da gestão municipal. O projeto disponibiliza aos gestores alternativas adaptáveis e acessíveis de boas práticas na gestão.

Essas iniciativas da CNM são baseadas no entendimento de que uma gestão municipal inovadora é aquela onde recursos disponíveis são usados e potencializados para atender melhor as demandas da sociedade. Para isso, a entidade considera ser necessária estratégias voltadas à liderança, estratégia, planejamento, coordenação, articulação, monitoramento e avaliação.

Clique aqui para conhecer o Municiência. Acesse a cartilha elaborada pela CNM sobre mobilidade urbana sustentável.


Fonte: Confederação Nacional de Municípios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s