CNM participa de reunião do Congresso de Intendentes e firma acordo de trabalho em Montevidéu

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da 15.º Sessão Plenária Extraordinária do Congresso de Intendentes (CI), em Montevidéu, no Uruguai. Durante a audiência, nesta quinta-feira, 21 de julho, o vice-presidente da CNM, Glademir Aroldi, representando a entidade firmou uma Convenção-Quadro de Trabalho e Cooperação entre a CNM e o CI.

O objetivo do acordo é facilitar o intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e experiências visando um melhoramento da gestão e execução de políticas públicas. Entre as áreas de cooperação englobadas estão: descentralização e compatibilidade da legislação, integração transfronteiriça e desenvolvimento econômico e produtivo, áreas sociais – como Educação e Saúde. Além de fomentar a formação e profissionalização dos funcionários municipais e criar cooperação internacional entre cidades e políticas fronteiriças.

O presidente do Congresso de Intendentes, Sergio Botana, chegou a ressaltar na ocasião a importância do convênio com a CNM, que permitirá o desenvolvimento de políticas de integração regional e local.

A ação é resultado do empenho da Confederação em ampliar sua rede de parceiros e gerar ações conjuntas que gerem impacto direto ou indireto e desenvolvimento nos Municípios brasileiros, presando pela melhoria do bem-estar da população. Assim como a articulação e intercambio gerado entre os membros da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), a CNM e o CI.

Outras ações
Além disso, foram firmados planos de ações com instituições políticas, dentro do âmbito de secretárias e ministérios nacionais, nas áreas de mudanças climáticas seguindo a linha do Acordo de Paris e da Política Nacional de Mudança Climática e de guarda responsável de animais.

Houve ainda a adesão ao Pacto de Pádua com Municípios argentinos em áreas sociais como a luta contra o narcotráfico, prevenção de dependência de drogas, erradicação da fome e desnutrição infantil, combate à pobreza, entre outros.

Congresso de Intendentes Uruguaio
É uma instituição de estatuto constitucional que reúne os 19 prefeitos da República Oriental do Uruguai, constituído como um âmbito autônomo de gestão e com vocação para articular políticas e operar como interlocutor dos governos, estaduais e municipais, devendo dar-se os instrumentos para que ocorra uma interação institucionalmente.

Em dezembro de 2008 em acordo com a Mesa do Congresso foram traçadas linhas de ação em que a organização administrativa do Congresso devia trabalhar no contexto de relacionamento e cooperação internacional – Unidade de Relações Internacionais e Cooperação.


Fonte: Confederação Nacional de Municípios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s