Santa Fé avança a caminho da XXI Cúpula de Mercocidades

O prefeito da cidade de Santa Fé (Argentina), José Corral, reuniu-se com representantes de Cités Unies France (CUF, Cidades Unidas da França), durante sua missão ao país realizada no fim do mês de junho, com o objetivo de estreitar os laços de cooperação e convidar a organização para a próxima Cúpula de Mercocidades, que será sediada em Santa Fé, de 23 a 25 de novembro.

Participaram desta reunião o vice-presidente do Conselho Departamental de Cooperação Descentralizada, Bernard Saules, e a chefe de projetos para a América Latina e o Caribe, Felicia Medina.

Os membros da CUF representam dois terços das regiões francesas, reunindo cerca de vinte departamentos e quase todas as grandes cidades, uma porcentagem importante das cidades de médio e pequeno porte e de estruturas intermunicipais.

Criada em 1975, a CUF reúne a nível nacional os governos locais franceses: municipalidades, estruturas intermunicipais, departamentos e regiões comprometidas com a cooperação internacional. A associação é presidida atualmente por Roland Ries, prefeito de Estrasburgo.

A principal atividade de Cidades Unidas da França é a promoção dos “grupos de países”. Esses grupos reúnem os governos locais que trabalham em um mesmo país e são presididos por uma autoridade local. Pode-se enumerar 31 grupos de países que estão divididos em 5 polos geográficos (África, Américas, Ásia, Mediterrâneo e Europa). Além disso, esses grupos permitem às cidades impulsar, se apoiarem mutuamente, sistematizar e implementar ações coordenadas, bem como assegurar uma relação privilegiada com as autoridades e instituições dos diferentes países e com os postos diplomáticos.

Durante a reunião, o prefeito de Santa Fé mencionou alguns dos atrativos da cidade que será sede da próxima cúpula anual de Mercocidades, e que exercerá durante um ano a Presidência da Rede. “Com mais de 400 anos de história, nossa cidade, foi o cenário onde a República foi fundada. É a Capital da província, e convergem em suas ruas os poderes civil e a vida universitária, o ritmo urbano e a pujante atividade econômica, que se entrelaçam com uma paisagem privilegiada dos rios, ilhas e parques. Uma cidade na qual a cultura é compartilhada através das comidas, dos passeios, do esporte, da arte e de uma ativa agenda de encontros que possibilitam desfrutar de uma harmoniosa relação entre a natureza e a vida cotidiana. Convido-os a descobrir Santa Fé e desfrutar juntos de nossos mais preciosos tesouros.”


Fonte: Mercocidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s