Vice-governador do Estado de São Paulo participa do “Regional Leaders” em Munique

Cúpula reúne lideranças de 7 regiões do mundo; Investe São Paulo e Invest in Bavaria assinam protocolo de intenções

 

O  vice-governador do Estado de São Paulo Márcio França participa de 14 a 15 de julho da oitava edição da Cúpula de Líderes Regionais (Regional Leaders). Este ano, o evento bienal sob o tema “Digitalização e Inovação”, acontece em Munique.  O Regional Leaders reúne lideranças de estados e províncias de sete países nos cinco continentes – África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, China e Estados Unidos.

Participam da Cúpula, as delegações do governador da Alta Áustria Joseh Pühringer, do primeiro-ministro de Quebec Philippe Couillard, do governador de Shandong Guo Shuqing, do ministro-presidente da Baviera Horst Seehofer, do governador da Georgia Nathan Deal, e da primeira-ministra de Cabo Ocidental Helen Zille. No dia 14, o vice-governador encontra-se separadamente com cada uma destas autoridades para tratar de pautas nas áreas de ciências e tecnologia, desenvolvimento econômico, energia, investimentos, cultura, biodiversidade, entre outros.

O Regional Leaders prevê ainda uma mesa redonda com participação de todos os líderes e a  apresentação de projetos multilaterais pelo professor Shilling da Universidade de Würzburg e dos resultados da Future Leaders´ Conference (Conferência de Futuros Líderes).  Ambas as apresentações serão seguidas por debates dos presentes.

Duas rodas de conversa encerram o evento. “O mundo da indústria 4.0: soluções inteligentes por uma vida melhor” e “A transformação digital dos automóveis: o desafio que orienta a economia e a sociedade” apresentadas respectivamente por Joe Kaeser, CEO da Siemens, e Helmut Matschi, diretor da Continental.

Para Ana Paula Fava,  responsável pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista, o evento garante a todos os envolvidos “uma oportunidade para estabelecer acordos de cooperação, trocar experiências e fazer intercâmbios importantes. A participação do vice-governador, que também é secretário de Desenvolvimento Econômico e tem estreita ligação com os temas desta Cúpula, certamente fomentará resultados frutíferos para o estado de São Paulo”, conclui.

Protocolo de intenções

Durante o evento, Márcio França e Juan Quirós, presidente da agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade Investe São Paulo, assinam um protocolo de intenções com   Wolfgang  Hübschle, diretor da Invest in Bavaria, agência de investimentos da Baviera. O documento tem por objetivo aprofundar o intercâmbio de investimentos, as relações comerciais e o intercâmbio de conhecimento entre as duas regiões.

Mais sobre a Cúpula de Líderes Regionais

A organização Cúpula de Líderes Regionais, criada em 2002, e composta por 7 governos estatais, tem como objetivo estreitar as relações políticas, econômicas e culturais entre seus membros. É ponto de referência na discussão e disseminação de políticas de desenvolvimento sustentável, incentivo à inovação tecnológica, educação, saúde, meio ambiente, entre outros assuntos. Desde sua fundação, já foram adotados dezenas de programas e projetos de cooperação entre seus membros.

Entre os participantes incluem-se: Baviera, Alta Áustria, Quebec, São Paulo, Shandong, Geórgia e Província do Cabo Ocidental. Estão representados 180 milhões de habitantes em cinco continentes e juntos as regiões têm um PIB de US$3,3 trilhões. A rede foi fundada pelas regiões da Baviera, Québec e Alta Áustria que mantêm, desde 1999, um diálogo regular sobre o papel dos estados, regiões, e províncias nas relações internacionais. O Estado de São Paulo passou a integrar este grupo em 2005.

A Cúpula de Líderes Regionais, que acontece a cada 2 anos, é centrada em temas específicos. Em 2012, o Estado de São Paulo sediou a 6ª Cúpula sob o tema “Energia Sustentável e Desenvolvimento”. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin assinou termo para que as universidades, indústrias e institutos de pesquisa desenvolvessem produtos para aumentar a utilização de fontes de energia limpa e renovável. O compromisso fez parte da declaração final da Cúpula, sediada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Em 2018, ainda sem data definida, a Cúpula acontece em Quebec (Canadá).


Fonte: São Paulo Internacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s