Brasília recebe gestores de município chinês interessados em planejamento urbano

Comitiva da cidade de Kunming esteve com o governador Rodrigo Rollemberg e secretários de Estado na tarde do dia 24 de junho, no Palácio do Buriti

Um grupo de gestores do governo de Kunming — município com mais de 6 milhões de habitantes ao sul da República Popular da China — esteve com o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e secretários de Estado na tarde do dia 24 de junho. O encontro ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Os chineses vieram conhecer o planejamento urbano e a gestão do território do Distrito Federal porque têm a intenção de construir uma cidade ao sul do país asiático. Também integravam a comitiva empresários dos setores de infraestrutura e investimento, indústria de maquinário e bioengenharia.

Durante o encontro, os visitantes fizeram perguntas sobre a história de Brasília, as características urbanísticas da capital e os desafios de estar à frente de um governo de uma cidade projetada. Entre as principais dúvidas estava a distribuição de recursos hídricos no DF. O secretário do Meio Ambiente, André Lima, falou sobre o zoneamento ecológico-econômico do Distrito Federal, que indica como e onde devem ser feitos — com menor impacto ambiental possível — investimentos, novos empreendimentos e ocupações do solo.país asiático. Também integravam a comitiva empresários dos setores de infraestrutura e investimento, indústria de maquinário e bioengenharia.

Rodrigo Rollemberg mostrou-se favorável à continuação dos diálogos para possíveis acordos. “O planejamento da expansão da cidade com o passar dos anos é fundamental para reduzir impactos negativos”, salientou o governador.

Pelo governo de Brasília, participaram da reunião os secretários de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, e de Cultura, Guilherme Reis; o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Carlos Leal; e o chefe da Assessoria Internacional, Oscar Klingl.

Representando o município de Kunming estavam o prefeito, Cheng Lianyuan; o diretor da Comissão de Indústria e Informáticas, Cheng Hao; o diretor do Departamento de Planejamento Urbano, Yin Xudong; o diretor-adjunto do Departamento de Relações Exteriores, Zhang Xiaoming; além do ministro da Embaixada da República Popular da China, Wang Wei; e do gerente-geral de uma empresa de infraestrutura e investimento de Pequim, Ao Zixhiao. Também esteve no encontro o conselheiro sênior do governo de Songming, Yang Xianglai.


Outras visitas de gestores chineses na gestão de Rollemberg

Essa não foi a primeira visita de autoridades chinesas a Brasília na gestão do governador Rodrigo Rollemberg. Em 2015, o governador jantou com o embaixador, Li Jinzhang, na residência da missão representativa, em fevereiro. Em maio, no Itamaraty, encontrou-se com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang. No mesmo mês, a esposa do primeiro-ministro chinês, Cheng Hong, visitou a Fábrica Social – projeto do governo de Brasília que emprega e forma trabalhadores na confecção de camisetas, bonés, bandeiras, mochilas, redes de futebol e outros artigos esportivos. Em 2016, neste mês, o ministro da Embaixada da China, Wang Wei, também visitou a fábrica.

EDIÇÃO: RAQUEL FLORES
FOTOS: PEDRO VENTURA/ AGÊNCIA BRASÍLIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s