UIM e Fundação Cajasol inauguram missão internacional com participantes da Ibero-América

Indústrias Culturais e Cidades Criativas é o título da Missão Internacional inaugurada no dia 27 de junho, da qual participam Autoridades e Diretores públicos de diferentes nações da Ibero-américa.

Os objetivos comuns da Fundação Cajasol e da União Ibero-americana de Municipalistas (UIM), de profissionalizar gestores e gestoras públicas em temas que se traduzam em uma melhora na qualidade de vida das comunidades, acaba de gerar uma nova aliança estratégica que foi materializada com a realização da “Missão Técnica sobre Indústrias Culturais e Cidades Criativas”.

O programa que foi inaugurado a partir do encontro, ocorrido no fim de junho, na cidade de Sevilha, é um espaço para o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre os impactos da inovação e da criatividade no território, a participação cidadã, a maneira de governar, a capacidade de criar emprego, de fixar populações e o talento das cidades.

Na cerimônia inaugural estiveram presentes Mercedes Camacho Trenado (Técnica da Área de Coordenação da Fundação Cajasol em Sevilla), Federico Palomera Güez (Secretário-geral da Comissão Nacional Espanhola de Cooperação com a UNESCO), José Barroso Sánchez (Delegado responsável pela Área de Cooperação da Província de Sevilha e representante da UIM) e María García Pizarro (Diretora da Agência Ibero-americana de Cooperação Técnica).

Ao fim da cerimônia de abertura, o grupo de mais de 30 autoridades e altos diretores públicos de diferentes nações da Ibero-américa, participaram da conferência inaugural “Indústria e cidades criativas: por um paradigma ibero-americano”, realizada por Joan Álvarez Valencia, coordenador da área de Relações Culturais Internacionais e Diplomacia Cultural da Cátedra Ibero-americana Global e Diretor do Instituto Cervantes de Casablanca (Marrocos).

Fortalecer o capital humano, o talento; fomentar a sociedade criativa, o fortalecimento dos governos locais e a transferência tecnológica entre cidades da América Latina e Espanha são parte dos objetivos incorporados pelo grupo de participantes. Por isso, foi realizada na conferência inaugural a mesa redonda “Planejamento e Políticas Públicas no âmbito da Cultura”, da qual participaram: Antonio Sánchez López (Diretor de Espaços de Inovação e Setores Estratégicos da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Andalucía – IDEA), María Lara Quinlan (Diretora da Área de Promoção e Rede Exterior da Agência Andaluza de Promoção Exterior – EXTENDA) e Eduardo Tamarit Pradas (Secretária-geral de Cultura de Andalucía).

Conhecer, compartilhar e debater sobre o desenvolvimento das cidades do futuro e como essas se preparam para estar na vanguarda diante dos novos desafios do século XXI são outros temas-chaves do programa e por isso o Prefeito da cidade de Sevilha, D. Juan Espadas Cejas, fez questão de participar das jornadas iniciais e saudar os assistentes.

Fonte: Unión Iberoamericana de Municipalistas (tradução nossa).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s