Representantes de todas as regiões do país participam da organização do IV EMDS

Mais de 100 representantes de 40 cidades e três consórcios públicos filiados à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de 21 presidentes e integrantes de fóruns e redes de secretários municipais, participaram nesta sexta-feira, 1º, da primeira reunião da comissão organizadora do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Os prefeitos de Belo Horizonte/MG, Marcio Lacerda, presidente da FNP, de Divinópolis/MG, Vladimir Azevedo, vice-presidente de Gestão Pública, e de Maringá/PR, Carlos Pupin, vice-presidente de Aviação Regional, também estavam na agenda. O Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Relações Internacionais (FONARI) foi representado na ocasião pelo atual presidente e Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Guarulhos, Fernando Santomauro.

Para Azevedo, a construção do EMDS é um grande desafio ao promover e construir possibilidades para as pautas municipais. “A missão desse grupo é reproduzir, em atividades, conteúdos e, na mobilização, atrativos para a nova geração de prefeitos”, afirmou o prefeito de Divinópolis.

O secretário-executivo da FNP, Gilberto Perre, apresentou as três edições do EMDS, já consolidado como o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país e detalhou a agenda preparatória para a quarta edição. “A estrutura de governança do EMDS, assim como as atividades e as agendas preparatórias são bastante complexas para que mais pessoas participem, representando as características e os regionalismos do Brasil”, disse.


Hora do planeta
Durante a reunião, o prefeito Marcio Lacerda recebeu da WWF Brasil, em nome de Belo Horizonte, o certificado “Capital Nacional de Desafios das Cidades – Hora do Planeta”. Segundo a WWF, a premiação reflete o reconhecimento internacional do comprometimento do governo municipal com as questões relacionadas à redução na emissão de carbono. O especialista em políticas públicas e relações externas da WWF Brasil, Michel de Souza Rodrigues dos Santos, explicou que é a terceira vez consecutiva que a certificação vai para Belo Horizonte.

A gerente de políticas e estratégia do secretariado para a América do Sul do Iclei, Bruna Cerqueira, recordou que a edição passada da certificação foi entregue à capital mineira durante o III EMDS. “Essa lembrança reforça a parceria entre WWF, FNP e Iclei e como queremos estar juntos no IV EMDS”, enfatizou.


Cooperação entre FNP e WRI
Também durante a reunião, a FNP e a WRI firmaram parceria de cooperação visando elaboração e suporte para projetos relacionados à sustentabilidade das cidades.

Durante o ato, Lacerda falou da importância da parceria e reafirmou o propósito do IV EMDS. “Nós queremos que o IV EMDS seja muito importante para os prefeitos que iniciam seus mandatos anos que vem. O evento tem esse desafio e poderá auxiliar muito na construção de cidades cada vez melhores. Que o encontro seja um marco para os prefeitos e para as cidades”, enfatizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s