Comissão de Fomento de Negócios de Mercocidades se reúne en encontro internacional de comércio exterior

Via Mercocidades (tradução nossa).

Durante a 4º edição da Semana Comex, um total de 40 empresas de Santa Fé, Entre Rios e Córdoba ofereceram seus produtos a potenciais compradores a nível internacional que participaram das rodadas de negócios. Na ocasião, ocorreram ainda cerca de 300 entrevistas. Esse foi o cenário no qual foi realizada a primeira reunião anual da Comissão de Fomento de Negócios de Mercocidades.

Participaram supermercadistas, importadores e distribuidores de Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Brasil, Peru e Emirados Árabes, os quais demonstraram  interesse no potencial de Santa Fé para a exportação, mas também na perspectiva da Região Central, haja visto que estiveram presente empresas de Córdoba e Entre Rios. Ademais, estiveram presentes empresas vinculadas ao ramo alimentício, de insumos aditivos para o processamento de alimentos, máquinas para a indústria alimentícia e refeições equilibradas.

Por outro lado, durante o encontro, ocorreu também o Fórum de Reflexão Políticas Comex a partir do qual se produziu um documento de suma importância que será elevado às autoridades nacionais. O mesmo, em síntese e no âmbito das contribuições específicas dos principais itens, assinala que há mais de 30 anos da sanção imposta pela Lei 23101, “nos encontramos com a plena vigência de seu espírito. No entanto, é necessário se avançar no caminho de sua regulamentação e revalorizar normas que se respaldam na mesma”.

“A Lei 23101 –argumenta- é importante para promover as exportações (variável chave na economia de um país), mas muito mais por ser pensada para as economias regionais concretamente. São as empresas destas economias, as que exportam maior valor agregado, geram mais emprego e distribuem renda nos lugas mais remotos do país”.


Mercocidades

Como nas edições anteriores, foi realizada a reunião da Comissão de Fomento de Negócios de Mercocidades, que contou com participantes dos governos de Montevidéu, Canelones, Santa Fé, Pergamino, entre outros. Além disso, os representantes realizaram visitas ao Parque Tecnológico Litoral Centro, reuniram-se com funcionários da área de turismo e participaram de todas as atividades propostas.

Participou e encerrou o encontro o reconhecido especialista em Comércio Internacional Félix Peña, que fez uma análise da realidade do comércio internacional, da inserção da Argentina e dos novos cenários que estão sendo tecidos internacionalmente.

A 4º Edição da Semana Comex, foi organizada pela Agência de Cooperação, Investimentos e Comércio Exterior do município de Santa Fé e a Câmara de Comércio Exterior do munícipio argentino, com o apoio da Subsecretaria de Comércio Exterior da Província de Santa Fé e a Câmara Argentina de Comércio e Serviços, concluindo com isso um encontro relevante para o empresários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s