ONU-Habitat divulga rascunho de nova agenda urbana para o desenvolvimento sustentável

Via ONU Brasil.

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) publicou o rascunho da Nova Agenda Urbana, documento que será lançado na Habitat III — Conferência das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável, que ocorre em Quito entre os dias 17 e 20 de outubro.

O objetivo da Nova Agenda Urbana é ajudar cidades e assentamentos humanos a erradicar a pobreza em todas as formas e dimensões, reduzir as desigualdades, promover o crescimento inclusivo e atingir o desenvolvimento sustentável.

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) publicou em meados de junho (18) o rascunho da Nova Agenda Urbana, documento que será lançado na Habitat III — Conferência das Nações Unidas para a Habitação e o Desenvolvimento Urbano Sustentável, que ocorre em Quito entre os dias 17 e 20 de outubro.

O documento foi preparado com base em sugestões e negociações realizadas durante diversas reuniões consultivas com os Estados-membros entre abril e maio.

O objetivo da Nova Agenda Urbana é ajudar cidades e assentamentos humanos a erradicar a pobreza em todas as formas e dimensões, reduzir as desigualdades, promover o crescimento inclusivo e atingir o desenvolvimento sustentável.

“Desde a primeira conferência da ONU sobre assentamentos humanos em Vancouver em 1976, temos visto dramáticas melhoras na qualidade de vida de milhões de cidadãos urbanos, incluindo moradores de favelas”, disse o documento. “No entanto, ainda estamos longe de resolver desafios existentes, novos e crescentes e capitalizar os aspectos positivos da urbanização e suas potenciais contribuições para o desenvolvimento sustentável”.

Segundo o rascunho, a Nova Agenda Urbana é o primeiro passo para operacionalizar o desenvolvimento sustentável de forma coordenada entre os níveis globais, regionais e nacionais, subnacionais e locais.

“A implementação da Nova Agenda Urbana impulsionará o atingimento da meta 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, assim como outros objetivos relevantes de toda a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, disse o documento.


Ampliado prazo para inscrição de organizadores

O secretariado da conferência Habitat III ampliou para 30 de junho o prazo para governos e atores interessados em promover eventos de relacionamento durante a cúpula. Os resultados das inscrições serão divulgados em 5 de agosto.

Os eventos de relacionamento da Habitat III são uma plataforma para governos nacionais, regionais e locais, organizações da sociedade civil, congressistas, pesquisadores, entre outros, discutirem tópicos específicos relativos ao desenvolvimento urbano sustentável.

Eventos com foco na implementação de iniciativas orientadas para a Nova Agenda Urbana serão priorizados. A entidade responsável pelo evento ficará incumbida de seu financiamento. Segundo o ONU-Habitat, é pré-requisito que os organizadores tenham recursos suficientes para realizá-lo, incluindo fundos para viagem e acomodação. Apenas um evento paralelo por organizador será selecionado, segundo o programa das Nações Unidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s