CNM apresenta atuação do movimento municipalista brasileiro em evento internacional

Via Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esteve presente na “Conferência Internacional do Municipalismo – Experiência Porto Rico”. O evento, que faz parte da agenda local, foi realizado nos dias 9 e 10 de junho nas cidades de Trujillo Alto e Guaynado, ambas em Porto Rico. Uma das propostas era a troca de experiências entre as autoridades municipalistas da região da América Latina e Caribe.

Como parte do evento, foram montados painéis de discussão. As temáticas envolviam questões como avanços da equidade de gênero na região; construção de governos locais confiáveis; maior articulação das políticas públicas; desafios e avanços na promoção do desenvolvimento local e as mudanças no municipalismo latino-americano.

No painel sobre a Visão e Papel das Organizações Municipalistas como Ferramenta da Integração do Municipalismo Latino-Americano e o Desenvolvimento Econômico e Social das Cidades, diferentes associações nacionais apresentaram suas agendas, projetos e ações inovadoras.

A CNM foi representada por seu diretor executivo, Gustavo Cezário. Na ocasião, ele apresentou a formação do movimento municipalista no Brasil e a atuação da CNM nas negociações com o Congresso Nacional e o governo federal. Falou ainda sobre os projetos em desenvolvimento pela entidade para contribuir para a melhoria das gestões municipais.


Outros painéis

A equidade de gênero também foi debatida no Congresso, por meio do painel: o papel da mulher como líder e protagonista do municipalismo na América Latina. Participaram dos debates a co-presidente da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), Milagro Navas. Também a presidente da União de Mulheres Municipalistas Dominicanas (Unmundo), Aura Saldaña.

Outro importante painel foi conduzido pelo arquiteto e urbanista, Leopoldo Arnaiz, sobre o tema de urbanização e cidades inteligentes. Destaque também para a palestra magistral do secretário executivo da Conferência Nacional de Municípios do México (Conamm) que abordou os desafios e oportunidades dos Municípios latino-americanos.


Nova sede regional

O evento foi palco, ainda, da inauguração da nova sede da Flacma regional do Caribe. Localizada na cidade Mayaguez, ela será responsável pela adesão de novos membros à organização. O secretariado executivo aproveitou a oportunidade para realização de reunião onde foram discutidas questões técnicas envolvendo inovações no modo de trabalho e na execução da governabilidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s