Cúpula Internacional de Cultura de Mercocidades

Via Mercocidades (tradução nossa, com alterações).

1A Unidade Temática de Cultura (UTC) de Mercocidades  convida todas as cidades membros da Rede a participarem da Cúpula Internacional de Cultura de Mercocidades, que ocorrerá entre os dias 27 e 30 de julho em Peñalolén, Chile. Durante o encontro serão realizados um seminário aberto ao público e a 2ª edição da Festa do Sul, para a qual se convida cada uma das cidades participantes a candidatarem um artista para integrar o Circuito de Arte Muralista, que articulará 15 escolas públicas da municipalidade. As inscrições para o encontro e a recepção de propostas muralistas permanecerão abertas até o dia 30 de junho de 2016.

A Cúpula, realizada pela organização da Corporação Cultural de Peñalolén, juntamente com o Programa de Intermediação Cultural do Conselho Nacional da Cultura e das Artes (CNCA) e a Unidade Temática de Cultura de Mercocidades, será inaugurada na manhã do dia 27 de julho, com o início do seminário internacional no qual se abordarão temas como: cultura e comunidade; e patrimônio e cidade.

Também integrará a programação um espaço de intercâmbios no qual ocorrerão mesas com expositores nacionais e internacionais, que debaterão sobre a cultura tradicional, as redes colaborativas de arte urbano e a associatividade cultural.

Além disso, a fim de promover a expressão artística da Rede, será realizado um Circuito de Arte Muralista da Festa do Sul, assim como uma excursão de murais patrimoniais pela capital mundial do muralismo: Valparaíso.

Para o último dia, a organização estabeleceu uma série de locais a serem escolhidos para visitas pelos participantes, segundo três propostas diferentes: como patrimônio natural se programou uma trilha pelo Parque Quebrada de Macul; como rota “patrimônio e memória”, programou-se visitas a Villa Grimaldi, Ruka Kimn e a Viña Cousiño Macul; e a terceira proposta contempla as artes visuais, através de visitas às oficinas do escultor chileno Mario Irarrázaval, de Ernesto Durán com seu trabalho de Cerâmica Ancestral, e a Rukha Platería Mapuche.


Circuito de Arte Muralista

O circuito ocorrerá na sexta-feira 29 de julho e sua proposta consiste na participação de 15 escolas públicas de Peñalolén com obras visuais desenvolvidas por diversos muralistas das “mercocidades”.

Cada cidade definirá um artista que deverá confeccionar um desenho relacionado com temáticas de integração, multiculturalidade e identidade de suas cidades. O desenho deverá ser enviado digitalizado, juntamente com a ficha de inscrição dos muralistas, até o dia 30 de junho para o e-mail redchilenamercociudades@gmail.com, a fim de que a organização possa definir a parede que receberá a intervenção em cada cidade, que contará com um espaço aproximado de 2 a 5 metros.

É sugerido pela organização que o muralista tenha um perfil comunitário e que trabalhe com crianças e jovens da comunidade estudantil, para elaborar sua obra.

A organização arcará, para a delegação de cada cidade (composta pela máxima autoridade de cultura, além de um artista muralista): traslado interno durante a Cúpula, hospedagem durante 4 noites, alimentação (com exceção do jantar do dia 28) e todos os materiais para a confecção do mural. Contudo, o traslado até Santiago do Chile e o regresso ao país de origem deverão ser providenciados por cada cidade.


Maiores informações:

Programa da Cúpula
Convite às cidades
Ficha de inscrição para autoridades da cultura (que deverá ser enviada preenchida para os e-mails: mpenaloza@penalolen.cl; redchilenamercociudades@gmail.com e msantar@buenosaires.gob.ar) 
Convocatória para o Circuito de Muralistas
Ficha de participação dos muralistas (que deverá ser enviada preenchida para o e-mail redchilenamercociudades@gmail.com)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s