ONU-Habitat publica em português documentos sobre desenvolvimento urbano

Via Organização das Nações Unidas.

Documentos temáticos da 3ª Conferência sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável da ONU, a Habitat III, contêm dados recentes sobre desafios de habitação, infraestrutura e crescimento das cidades. Centros urbanos serão responsáveis por cerca de 75% da expansão econômica do futuro.

1

Com o apoio de voluntários online da ONU, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) no Brasil coordenou a tradução para o português dos documentos temáticos da Terceira Conferência sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, também conhecida como Habitat III.

O evento – que acontece dos dias 17 a 20 de outubro em Quito, no Equador – vai reunir representantes dos Estados-membros para a elaboração de uma nova agenda urbana para o mundo.

A última conferência do ONU-HABITAT sobre o tema aconteceu em 1996, quando mais da metade do mundo ainda não vivia em cidades. Atualmente, 54,5% da população mundial mora em centros urbanos.

De acordo com dados reunidos pela agência das Nações Unidas, cerca de 75% do futuro crescimento econômico da maioria dos países virá de cidades e regiões urbanas. Embora sejam fontes de riqueza, essas localidades concentram desafios consideráveis de habitação e infraestrutura.

Além de produzirem mais de 2 bilhões de toneladas em resíduos, as cidades são responsáveis por consumirem mais de três quartos de toda a energia produzida globalmente.

De 1990 a 2012, o número de pessoas em áreas urbanas sem acesso a saneamento registrou um aumento de 542 milhões. Cerca de 25% da população mundial ainda vive em assentamentos informais, sem acesso a serviços básicos.

Essas e outras informações estão disponíveis nas publicações temáticas que vão informar os debates da Habitat III. Além de apresentarem dados, os documentos também destacam necessidades de pesquisa e oferecem análises dos principais temas da Conferência.

Acesse os documentos aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s