Reunião da Unidade Temática de Gênero e Município de Mercocidades

Via Mercocidades.

A equidade de gênero foi tema de debate em Montevidéu 1.png(Uruguai) no dia 25 de maio durante o primeiro encontro anual da Unidade Temática de Gênero e Município (UTGM) da Rede de Mercocidades. Alguns eixos centrais da jornada foram a definição de temas prioritários, avançar em uma estratégia de transversalização dentro e fora da Rede, atrair novas cidades e organizações à Unidade, e seu financiamento.

O encontro foi realizado no marco de um seminário internacional que ocorreu nos dias 26 e 27 sob o slogan “Para uma agenda urbana com enfoque de gênero”. Participaram da jornada autoridades de áreas de gênero de Assunção, no Paraguai; Azul, Buenos Aires e Rosário, na Argentina; São Paulo, no Brasil; Medellín, na Colômbia; e Canelones, Colônia, Lavalleja, Maldonado, Montevidéu, Paysandú, Rocha e Tacuarembó, no Uruguai.

O encontro foi presidido e organizado pela coordenação da UTGM, exercida atualmente pela cidade de Montevidéu, sob a responsabilidade da diretora da Secretaria de Equidade e Gênero, Patricia González.

Durante a jornada se avaliou o Plano de Trabalho da Unidade, definindo entre seus eixos prioritários:
– Orçamento local com perspectiva de gênero
– Tráfico de pessoas
– Autonomia econômica da mulher / Mulher e trabalho
– Fortalecimento institucional nos governos locais para abordar estes temas

Prevê-se permear estes eixos, enfocando-se na transversalidade e na incidência e participação nas agendas locais, nacionais e globais.

O encontro também permitiu refletir sobre os marcos da UTGM desde sua criação em 1999, patrocinando a criação de escritórios de gênero em distintas “mercocidades”, avançando coletivamente em planos de igualdade, políticas de emprego, de redução da violência, em orçamento participativo com perspectiva de gênero e na luta contra o tráfico de mulheres e meninas.

A jornada também permitiu apresentar as políticas e projetos implementados pelas cidades presentes.

Antes de finalizar o encontro os governos locais presentes foram convidados a se unirem à primeira etapa do Programa de Cooperação Sul-Sul de Mercocidades, em que cidades que integram a Rede permutarão a oferta e demanda disponível em suas localidades, identificando desta forma os pontos fortes e necessidades de cada localidade em diversos temas, com o fim de avançar em uma estratégia regional de colaboração solidária.

Prevê-se um próximo encontro virtual no fim de julho e outro presencial no âmbito da Conferência Regional sobre a Mulher de América Latina e Caribe, com sede em Montevidéu, de 25 a 28 de outubro.

Proximamente estará disponível no site de Mercocidades, o plano de trabalho atualizado da Unidade, assim como a ata da jornada.

Para consultas e/ou mais informação a respeito, entre em contato pelo e-mail: patricia.gonzalez@imm.gub.uy

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s