Participação do FONARI no evento “Brasília – Cidade Internacional”

IMG_7615O Coordenador do FONARI, Fernando Santomauro, e alguns secretários de Relações Internacionais estão participando hoje, dia 3, do evento “Brasília – Cidade Internacional”, organizado pela Assessoria Internacional da Governadoria do Distrito Federal (ASSINTER-GDF). O evento ocorre até às 18h30 na Escola de Governo do Distrito Federal.

Às 8h30, teve início a reunião temática entre os secretários do FONARI. A reunião conta com a presença da representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo ligada à Presidência da República, Paula Ravanelli Losada, do diplomata da Divisão de Política Financeira do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Samo Gonçalves, além de representantes da Associação Brasileira de Municípios (ABM), da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A reunião têm como objetivo discutir as possibilidades de participação das cidades brasileiras na agenda do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) dos BRICS e as novas perspectivas e possibilidades de participação das cidades em um possível Conselho Nacional de Política Externa (CONPEB), bem como apresentar o trabalho desenvolvido com universidades brasileiras no Banco de Dados do FONARI.

IMG_7617

A criação e manutenção de um banco de dados da cooperação internacional das cidades é um dos objetivos permanentes do Fórum. O projeto visa reunir informações existentes sobre cooperação descentralizada em um espaço unificado que possa subsidiar as gestões municipais na área de relações internacionais. Para tanto, o FONARI conta atualmente com o apoio dos secretários das cidades do Fórum, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e do Fórum 27 (fórum dos assessores internacionais dos governos estaduais). Já participam da iniciativa 25 cidades-membros e as Universidades Federais do ABC (UFABC), de Pernambuco (UFPE), de São Paulo (Unifesp) e de Uberlândia (UFU); Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – campi de Franca e Marília); Universidade de São Paulo (USP), UniRitter, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Fundação Santo André, além do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Diálogos visando futuras parcerias também estão sendo realizados com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Faculdade Integrado do Recife (FIR) e a Faculdade Damas.IMG_7616

Durante o encontro, o coordenador do FONARI fará ainda uma apresentação sobre o Fórum das 11h30 às 12h no Espaço de Boas Práticas. A organização do evento também disponibilizou um estande exclusivo para o FONARI, onde ocorrerão reuniões paralelas entre os membros durante todo o dia.

Há a possibilidade de realização de uma segunda reunião presencial do FONARI no segundo semestre de 2016, provavelmente na cidade de Contagem, em Minas Gerais. Maiores informações serão divulgadas nos próximos meses.

SOBRE O EVENTO

1.pngEvento de promoção internacional e articulação que visa proporcionar oportunidades de cooperação, investimentos e negócios em que os participantes poderão apresentar aos atores internacionais presentes suas boas práticas, centradas em três dimensões de atuação: Cidade da Paz, Cidade Sustentável e Cidade Patrimônio, de forma a estabelecer e fortalecer parcerias bilaterais e multilaterais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s