Convocatória para propostas de pesquisa em planejamento e desenvolvimeno urbano

Via Mercocidades (tradução nossa).

1.pngO Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Instituto da Coreia para Pesquisas sobre Habitações Urbanas (KRIHS) lançaram uma convocatória para propostas de pesquisas sobre desenvolvimento e planejamento urbano, dedicada a acadêmicos e pesquisadores latino-americanos e caribenhos. Os pesquisadores selecionados realizarão trabalho de campo e intercâmbio de experiências na Coreia do Sul por um período de duas semanas. As propostas serão recebidas até o dia 29 de maio de 2016.

O Programa busca promover pesquisas conjuntas em matéria urbana sobre a América Latina e o Caribe, além de tentar encontrar implicações dessas a partir da comparação com a experiência da Coreia do Sul. Esse país vem apresentando um crescimento econômico acelerado e sustentável nos últimos anos, no qual o planejamento urbano e o sistema institucional desempenha um papel protagonista.

Esse ano o programa terá três áreas de pesquisas: governança metropolitana, zonas econômicas especiais e gestão de solo. As propostas deverão, portanto, se basear em um trabalho existente relacionado a uma dessas áreas apresentadas. Além disso, os solicitantes podem ser: pesquisadores reconhecidos, professores de instituições de ensino superior ou de universidades da região, e funcionários do governo que tenham uma posição de diretor-adjunto ou cargo superior. Os pesquisadores de regiões fora da América Latina e Caribe podem se candidatar também caso apresentem uma experiência ou um conhecimento notável da região latino-americana e caribenha.

Os pesquisadores selecionados realizarão um projeto de pesquisa que terá uma etapa de intercâmbio na sede de KRIHS, na cidade de Anyang (área metropolitana de Seúl), onde executarão um trabalho de campo por um período de duas semanas. Os custos da viagem à Coreia do Sul serão bancados pela KRIHS.

As propostas e os documentos comprobatórios devem ser enviados para Andrés G. Blanco B e Federica Volpe, com a seguinte mensagem no campo assunto: “Call for proposals: Visiting Scholarship Program 2016”. Os respectivos emails são: ablanco@iadb.org e federicav@iadb.org .


As cidades são motores de crescimento econômico, social e cultural. O rápido crescimento populacional pelo passam tem criado novas áreas metropolitanas que ultrapassam os limites administrativos originais. Dessa forma, desenvolver uma gestão eficiente desses conglomerados torna-se fundamental a fim de impulsionar o crescimento econômico e aproveitar o potencial produtivo dessas áreas. A maneira como as cidades responderão a esses desafios de maneira sustentável, equitativa e competitiva, dependerá da forma como administra sua infra-estrutura, seu território e suas opções de habitação. O planejamento urbano torna-se, portanto, uma ferramenta fundamental rumo ao êxito.

Para maiores informações, clique aqui.

Fonte: Banco Interamericano de Desarrollo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s