VI Fórum Mundial de Cidades pelos Direitos Humanos

Via Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos da CGLU (tradução nossa).

1.png

Entre os dias 21 e 24 de julho, ocorrerá o 6º Fórum de Cidades pelos Direitos Humanos (WHRCF), organizado pelo Centro Internacional de Gwangju (Gwangju International Center) com o patrocínio da Cidade Metropolitana de Gwangju e do Escritório Metropolitano de Educação de Gwangju. O evento conta também com o apoio da Comissão de Inclusão Social, Democracia Participativa e Direitos Humanos da CGLU (que realizará uma reunião com seus membros durante o Fórum) e a Fundação Coreana de Defesa dos Direitos Humanos.

Desde 2011, o Fórum reúne atores chaves para a construção de cidade comprometidas com os direitos humanos. Essa 6ª edição do evento tem como objetivo buscar o intercâmbio de experiências entre cidades no âmbito dos direitos humanos no mundo, além de fortalecer as alianças globais de cidades comprometidas com os direitos humano com base nos Princípios Norteadores de Gwangju para uma Cidade pelos Direitos Humanos  (2011)

Esse ano, o WHRCF ocorrerá em uma contexto particular: a elaboração da Nova Agenda Urbana que será definida na III Conferência Habitat da ONU, a ser realizada em Quito (Equador), entre os dias 17 e 20 de outubro de 2016. Com esta conjuntura, sob o título Construindo Cidades Habitáveis para Humanos, o fórum tem como objetivo abordar  questões chaves dessa Agenda – o Desenvolvimento Urbano, a Habitação e o Meio Ambiente – à luz das diretrizes de direitos humanos internacionalmente reconhecidas e dos Princípios Norteadores de Gwangju para Cidades pelos Direitos Humanos.

Nesse sentido, o WHRCF ocorrerá momentos antes da última reunião do Comitê preparatório da Habitat III, que será realizada em Surabaya (Indonésia) entre os dias 25 e 27 de julho. Neste encontro, pretende-se apresentar os resultados e compromissos da rede de Cidades pelos Direitos Humanos a fim de mostrar à comunidade internacional que as Cidades comprometidas com os Direitos Humanos são possíveis e necessárias.

São esperados cerca de 1000 participantes no Fórum, principalmente representantes de Cidades pelos Direitos Humanos, incluídos os membros da Comissão, ONGs de direitos humanos, organizações comunitárias, eleitos locais e acadêmicos, assim como especialistas em direitos humanos da Organização das Nações Unidas.

Por fim, Dr. Yoon, como Co-Presidente da Comissão e Prefeito da cidade de Gwangju, será o anfitrião da primeira reunião da Comissão de Inclusão Social,  Democracia Participativa e Direitos Humanos, no marco do WHRCF. Momento de grande importância para a Comissão, esta reunião será a última antes do Congresso da CGLU e da Habitat III em outubro. Por isso, pede-se a ajuda dos membros no sentido de contribuírem na estratégia futura da Comissão e no fortalecimento do trabalho coletivo para os próximos anos.

Para realizar inscrições ou para maiores informações, entre em contato com a Secretaria Executiva do Comitê pelos e-mails: m.fricaudet@uclg.org ou cisdp1@uclg.org.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s