Vencedores do primeiro Prêmio Cidades Educadoras

Via Associação Internacional de Cidades Educadoras (tradução nossa).

1

Os projetos ganhadores da primeira edição do Prêmio Cidades Educadoras são: o Centro de aprendizagem Opinmäki de Espoo, o serviço de aprendizado como ferramenta de convivência e coesão social de L’Hospitalet de Llobregat e a revitalização de Gamcheon no bairro cultural de Saha-gu.

Um jurado internacional formado por acadêmicos, representantes do Comitê Executivo da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) analisou as 57 candidaturas procedentes de 45 cidades de 11 países e 3 continentes.

Diante da relevância e impacto dos projetos recebidos, a seleção não foi uma tarefa fácil. Após um complexo trabalho de análise das iniciativas recebidas, o jurado selecionou 8 projetos finalistas das seguintes cidades: Espoo, L’Hospitalet de Llobregat, Lisboa, Pontevedra, Rivas Vaciamadrid, Saha-gu, São Paulo y Torres Vedras.

Posteriormente, as deliberações do jurado chegaram aos ganhadores dessa primeira edição do Prêmio Cidades Educadoras de boas práticas de convivência na cidade ao escolherem as seguintes iniciativas:

  • Centro de aprendizaje Opinmäki – Espoo (Finlândia)
  • Impulso del aprendizaje-servicio como herramienta de convivencia, cohesión social y participación – L’Hospitalet de Llobregat (Espanha)
  • Barrio cultural de Gamcheon: regeneración creativa de un espacio degradado a una área activa – Saha-gu (República da Coreia)

Tais boas práticas ilustram a possibilidade de se contribuir para a redução de conflitos urbanos e para evitar a segregação, rompendo barreiras físicas, sociais e comunicativas, através do planejamento ou revitalização urbanística tanto por meio da escola quanto por meio de outros equipamentos ou espaços da cidade. Essas iniciativas mostram ainda que ao se fomentar a participação acaba-se também por contribuir para a criação de novos vínculos sociais, ao promover uma convivência pacífica e o fortalecimento do sentimento de pertencimento à cidade.

As experiências vencedoras do Prêmio se apresentarão em um cerimônia de entrega da premiação no marco do XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras que ocorrerá do dia 1 a 4 de junho em Rosário (Argentina).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s