Avanços para a criação de uma nova organização latino-americana de governos locais

1No dia 28 de abril, representantes do Grupo Aberto de Trabalho Permanente de Cidades e Governos Locais da América Latina (GATP) se reuniram na Cidade do Panamá. Neste encontro participaram autoridades de Mercocidades, FLACMA e Aliança AL-Las com o objetivo de avançar na criação de uma nova representação regional ante a organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).

A proposta surgiu no dia 3 de dezembro de 2015 em Paris, França, e prevê chegar ao 5º Congresso de CGLU em outubro deste ano em Bogotá, Colômbia, com definições concretas e propostas de trabalho.

A nova representação latino-americana afirma que orientará suas ações com base nos princípios de democracia, transparência e efetividade. E tem como objetivos: avançar em uma estratégia coordenada para a participação global e articular alianças para enfrentar importantes desafios na região como a iniquidade, a desigualdade, o acesso a serviços básicos, a mobilidade urbana, o melhoramento dos espaços públicos e a resiliência ante os impactos derivados da mudança climática.

Durante o encontro do último dia 28 de abril foi criado um espaço de coordenação chamado Mesa de Enlace, com 2 representantes de cidades capitais, 2 de associações de municípios nacionais e 2 de Mercocidades, com o objetivo de estabelecer próximas reuniões presenciais e virtuais, formar uma lista de delegados latino-americanos ante CGLU que transmitirão a posição latino-americana para a organização mundial e alcançar uma proposta de mensagem política da América Latina para a Conferência da ONU Hábitat III, além de outros fóruns e espaços globais de interesse.

Os representantes que integram a Mesa de Enlace se comprometem a validar suas decisões através de procedimentos representativos que transmitam a visão dos prefeitos e prefeitas da região.

Próxima presidência da CGLU

Durante o encontro, o prefeito de Johanesburgo, África do Sul, apresentou ao GATP sua candidatura para exercer a presidência de CGLU, que será definida no 5º Congresso de CGLU em Bogotá, Colômbia, de 12 a 15 de outubro de 2016. Nesta postulação, a cidade africana disputa com a Rússia, Kazan.

A reunião do GATP ocorreu no marco do XI Encontro de Diretores de Relações Internacionais e Coordenadores da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), em que Mercocidades apresentou experiências e boas práticas em matéria de ação internacional dos governos locais.

Clique aqui para maiores informações sobre o GATP 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s