Mercocidades e UCCI definem eixos de trabalho conjuntos

Via Mercocidades (tradução nossa).

foto_nota_MercociudadesMontevidéu recebeu nos dias 30 e 31 de março os coordenadores da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) do Cone Sul, em um encontro no qual se refletiu acerca de temas da agenda desta rede, os avanços em direção a um plano estratégico para os próximos 4 anos e as possibilidades de articulação com Mercocidades. Participaram desse encontro representantes de Rio de Janeiro, São Paulo, Buenos Aires, Montevidéu, Assunção e a direção-geral da UCCI de Madri.

Durante a atividade também foram compartilhadas as agendas bilaterais das cidades do Cone Sul com o objetivo de reforçar sinergias na região e no mundo, destacando-se especialmente os objetivos compartilhados com a Rede de Mercocidades.

No final do encontro, se acordou que ambas as redes promovam a articulação entre seus espaços temáticos, com um enfoque especial em gestão de riscos para prevenir desastres e construção de convivência cidadão. Também foram realizadas ações coordenadas para a formação de pessoal técnico e autoridades das cidades.

Outro ponto que recebeu especial atenção foi o fortalecimento do municipalismo latino-americano, unindo esforços sob o objetivo de construção de “unidade na diversidade”, baseado no acordo previamente fechado em Paris, durante a COP 21. 

Dentre as atividades destacadas para esse ano, estão a Assembleia-Geral com sede em La Paz, Bolívia, em junho de 2016.

A UCCI é uma organização internacional que desde 1982 tem desenvolvido atividades com a missão de conceber um modelo de convivência pacífica e desenvolvimento solidário. Seus principais objetivos consistem em: promover os direitos conexos, de participação cidadã nos assuntos públicos, impulsionar o desenvolvimento harmônico das cidades, procurando a solidariedade e cooperação mútua, e organizar encontros e atividades que sirvam para o intercâmbio efetivo de conhecimentos e experiências em todos os setores: econômico, cultural, técnico, profissional, turístico, entre outros.

Atualmente, a Rede é composta por trinta cidades-membros, organizadas territorialmente em quatro sub-regiões: América Central, Cone Sul, Península Ibérica e Zona Andina. Ademais, além dos governos fundadores da União, existem os membros-associados, cuja condição se concede às grandes cidades não-capitais e áreas metropolitanas da Ibero-América.

As cidades membros da União são: Andorra La Vella, Assunção, Barcelona, Bogotá, Brasília, Buenos Aires, Cádiz, Caracas Municipio Libertador, Caracas Alcaldía Metropolitana, Guatemala, La Habana, La Paz, Lima, Lisboa, Madrid, Managua, México D.F, Montevidéu, Panamá, Porto Príncipe, Quito, Rio de Janeiro, São José de Costa Rica, San Juan de Porto Rico, San Salvador, Santiago de Chile, Santo Domingo, São Paulo, Sucre y Tegucigalpa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s