Evento: I Fórum Internacional de Políticas Públicas Locais de Adolescência e Juventude

Via Mercocidades (tradução nossa).

CDMX notaDurante os dias 6, 7 e 8 de abril ocorrerá na Cidade do México o primeiro espaço internacional de encontro, intercâmbio e reflexão das políticas relacionadas à adolescência e juventude de cidades capitais. A organização pretende, com o evento, gerar um catálogo de boas práticas que inclua as políticas exitosas voltadas a essa população desenvolvidas a nível local e que sirva de base para a nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Habitat III.

O espaço é organizado pelo governo da Cidade do México através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDESO), o Instituto da Juventude (INJUVE) e o Sistema para o Desenvolvimento Integral das Famílias (DIF). O encontro terá por sede o Centro Cultural Universitário Tlatelolco, e espera receber cerca de doze cidades latino-americanas, além de municípios da Europa, África e Ásia.

Segundo a ONU-Habitat as cidades são lugares de oportunidades capazes de impulsionar o fomento do desenvolvimento social, o fornecimento de serviços, a inovação tecnológica e economias de escala que impulsionem uma grande competitividade. A partir dessa perspectiva, as cidades oferecem uma oportunidade para melhorar o exercício dos direitos e da qualidade de vida das pessoas jovens. Hoje o mundo possui mais de 1,8 bilhão de jovens entre 10 e 24 anos de idade, e é por isso que o futuro do desenvolvimento sustentável deve ter como eixo central o jovens.

Sob o lema “Jovens Transformando Cidades”, convida-se os governos locais, funcionários de distintas agências de cooperação internacional, pesquisadores, assessores e especialistas no assunto, para que gerem compromissos e compartilhem experiências de políticas locais direcionadas à adolescência e juventude, oferencendo seus enfoque, resultados e limitações. Além disso, tal iniciativa contribuirá na elaboração de um Catálogo de boas Práticas no qual serão reunidas as políticas exitosas que, no futuro, possam servir de base para a Agenda Habitat III.

O Fórum será desenvolvido através de conferências acerca dos principais temas da agenda internacional da juventude e mesas de trabalho simultâneas formadas por até três oradores – os quais contarão com 20 minutos para expor uma política pública de êxito na mateéria -, além de 30 minutos de perguntas e intervenções, e o fechamento do evento com a Declaração Final do Fórum.

As mesas de trabalho abordarão os seguintes tema: Saúde Emocional e Direitos Sexuais e Reprodutivos; Trabalho Digno; Educação Formal e Não Formal; Cidadania e Participação Cidadã; Segurança Humana e Prevenção de Violência; Direitos Humanos: Igualdade e Diversidade; Arte, Cultura e Entretenimento; Espaço Público e Infra-estrutura de Juventude; Transição da Infância, Adolescência e Juventude; Tecnologia, Acesso e Uso de Internet; Prevenção do Suicídio; Prevenção da Gravidez na Adolescência e Tendências Juvenis atuais.

Acesse aqui a programação completa.

Para maiores informações e consultas, contatar a Direção-Geral de Cooperação Internacional da Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais do Governo da Cidade do México
cooperacioninternacionaldf@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s