Belo Horizonte e outras Cidades da América Latina e Europa fortalecem laços de Cooperação na Cidade do México, por Stephania Aleixo

Texto produzido pela Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte.

AIMG-20160309-WA0002 Secretária Municipal Adjunta de Relações Internacionais de Belo Horizonte, Stephania Aleixo, participou, no dia 8 de Março, do “Fórum América Latina e União Europeia: Diálogo e Cooperação desde o Local”, que aconteceu na Secretaria de Relações Exteriores da Cidade do México (SRE).

O Fórum foi organizado pelo Instituto Matías Romero (IMR) e pelo Governo da Cidade do México (atual Coordenador Geral da Aliança Euro-Latinoamericana de Cooperação entre Cidades – ALLAS), através da sua Direção-Geral de Coordenação Política, com o apoio da Comissão Europeia. O encontro, que contou com a presença de especialistas, servidores públicos de alto nível e representantes das principais redes de cidades das regiões, teve como objetivo buscar inovações e sinergias no que tange à cooperação de cidades da América Latina e da União Europeia nos temas relacionados com o desenvolvimento urbano e territorial.

Uma das palestrantes do Fórum, Stephania debateu, ao lado de outros líderes internacionais, os avanços e oportunidades de se potencializar a cooperação entre os governos locais da América Latina e da União Europeia:

O Fórum América Latina e União Europeia se propôs a fazer uma reflexão acerca da história e futuro da relação estratégica América Latina e União Europeia. A meu ver, o fato de o evento ter sido realizado dentro da Secretaria Nacional das Relações Exteriores do México, com apoio financeiro da União Europeia e com a presença de representantes de governos locais de mais de sete países latino-americanos e quatro países europeus foi sem dúvida um sinal de reconhecimento do papel estratégico da cooperação descentralizada nesta relação inter-regional. O Programa URBAL criou laços perenes de cooperação entre as autoridades locais das nossas regiões e a crise no sistema de cooperação internacional para o desenvolvimento fez com que a cooperação entre cidades da AL e UE evoluísse. Hoje podemos afirmar que a cooperação descentralizada AL & EU evoluiu de um modelo de cooperação unilateral para um modelo mais horizontal, onde a cooperação é percebida por ambas as partes como uma ferramenta para agregar valor às políticas públicas das autoridades locais envolvidas. Neste sentido e considerando prioridades comuns de trabalho pautadas pela agenda pós-2015, as perspectivas é que a cooperação descentralizada AL & EU siga avançando em qualidade e escala nos próximos 15 anos.

Para mais informações sobre o Fórum ou sobre as ações que a Prefeitura de Belo Horizonte vem realizando em prol do fomento da cooperação descentralizada, consulte:

https://www.proyectoallas.net/evento?id=1455287775989

http://www.pbh.gov.br/internacional/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s