Prêmio Internacional: “CGLU – Cidade do México – Agenda 21 da Cultura”

Em novembro de 2014, o 1º Prêmio Internacional “CGLU – Cidade do México – Agenda 21 da Cultura”, foi entregue a Prefeitura de Belo Horizonte por promover políticas culturais descentralizadas. O Prêmio provém de uma parceria trilateral entre a rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) sediada em Barcelona, a Cidade do México e a Agenda 21, e versa sobre o destaque de atores, sejam estes cidades ou pessoas, que desenvolvem projetos culturais sustentáveis e inclusivos. Assim, esse engloba práticas de todo o mundo, como projetos, políticas e programas. O requisito básico é que tais práticas dialoguem com os princípios da Agenda 21 da Cultura.

Foto Premiação Arena da Cultura-divulgação FMC


O projeto Arena da Cultura, ganhador da 1ª edição, foi criado em 1998 vinculado a Fundação Municipal de Cultura. No marco do Prêmio, o projeto recebeu ainda um montante para ser investido na internacionalização do projeto e em seu fortalecimento sob o alicerce da Agenda 21 da Cultura. Quanto a sua trajetória, ainda em 2014, logo após o recebimento do Prêmio o projeto se tornou uma Escola Livre de Artes. O desenvolvimento do Projeto para uma Escola se baseou no anseio de ampliar e dinamizar a formação artística, e proporcioná-la até mesmo nas regiões mais escassas de programas culturais. Assim, a Escola se divide em nove sedes espalhadas pela cidade, os oficineiros do Projeto se tornaram professores da Escola e os alunos recebem certificados pelos cursos cumpridos.

As inscrições para o 2º Prêmio Internacional “CGLU – Cidade do México – Agenda 21 da Cultura”, estão abertas até o dia 15 de março de 2016. Mais informações sobre o prêmio podem ser encontradas no site http://goo.gl/5cX7v3, no qual estão disponíveis o regulamento e o formulário de inscrição.

O prêmio é de 50.000 euros para o governo local vencedor e de 25.000 euros para a pessoa vencedora.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s