Governo eletrônico em pauta

Conheça a experiência da cidade pernambucana de Jaboatão dos Guararapes com plataformas eletrônicas e saiba como elas têm modernizado a gestão.

Ferramentas eletrônicas têm beneficiado a gestão pública e aumentado a eficiência de serviços prestados ao cidadão. O Blog do FONARI buscou algumas experiências junto a gestores de cidades-membro do Fórum, entre elas Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco).

A cidade desenvolveu o Sistema de Informação e Monitoramento da Ação Governamental (SIMAG), aplicativo em formato web voltado para acompanhamento e avaliação das ações da prefeitura. O objetivo final é integrar todo o processo de planejamento, acompanhamento e avaliação da ação governamental para mais eficiência.

“Atualmente registram-se 80% dos projetos de todos os órgão da Prefeitura contra 0% antes da utilização da ferramenta”, destacou Nereida Pontes, gerente de monitoramento e avaliação de Jaboatão dos Guararapes . Segundo ela, o sistema já tem criado uma nova cultura entre os servidores e resultados indiretos positivos para o munícipe. “Há transformação cultural dos gestores em valorizar seus projetos e exercer o monitoramento das atividades para a concretização das suas ações”, disse.

slide_egov2

O  sistema é um primeiro passo na otimização dos serviços públicos e já há em curso planos para implementação de uma plataforma que engaje o munícipe no cotidiano da gestão, o portal Jaboatão em Mudança. “Trata-se de um portal online que servirá como intermediário entre o cidadão e as informações contidas no SIMAG, em que estarão disponibilizadas as informações regionalizadas sobre as atividades em andamento e as previstas”, explicou Pontes.

O município pernambucano tem desenvolvido outras ferramentas de governo eletrônico, como, por exemplo, o Portal da Cultura; Portal Informativo “Acontece Jaboatão” Portal do Servidor, hotsite para legislação urbanística. “Estamos também desenvolvendo um robusto programa de modernização da gestão, apoiado pelo BNDES, e, dessa maneira, pretendemos introduzir novas ferramentas de gestão, como: aquisição de softwares e equipamentos que colocarão a prefeitura em um novo patamar de gestão”, concluiu a gestora.

Caso a sua cidade também esteja desenvolvendo ferramentas de governo eletrônico, fale conosco e compartilhe sua experiência com os demais membros do Fórum: cord.fonari@gmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s