Megacidades e seus desafios  

Megacidades são comumente definidas como áreas urbanas com mais de 5 milhões de habitantes. Dadas a sua complexidade e sua dinâmica de funcionamento, acompanhadas de fenômenos e de processos físicos, sociais e econômicos, as megacidades são mais do que apenas grandes cidades. Elas podem ser consideradas “monstros ingovernáveis”.

Nos países em desenvolvimento, as cidades tendem a crescer mais rapidamente do que o dimensionamento de suas infraestruturas permite. Para se ter uma ideia do aumento do número de megacidades, o mundo possuía 450 milhões de pessoas ocupando o solo de 28 áreas metropolitanas no ano de 2014. No caso brasileiro, apenas as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo se encaixam na categoria megacidades, enquanto Cidade do México, Bogotá, Lima e Buenos Aires aparecem como outros exemplos na América Latina.

O impacto dessa expansão descontrolada acaba por gerar tensões sociais, grandes volumes de tráfego, elevadas concentrações industriais, sobrecargas ambientais e exclusão do direito à cidade. Não são raros os casos de pobreza extrema, devido ao aumento da vulnerabilidade por parte da população, além das disparidades e conflitos gerados pela segregação espacial.

A mobilidade urbana se tornou um ponto chave para a melhoria da qualidade de vida de milhões de pessoas que se deslocam por horas entre a casa e o trabalho. As cidades buscam novas alternativas para lidar com o problema do congestionamento e da poluição, da instituição do “Dia sem Carro”, passando por outros tipos de restrição (rodízios, pedágio urbano), ou mesmo as faixas exclusivas para ônibus e bicicleta, ruas exclusivas para pedestres, aumento dos impostos (da gasolina e do carro), além da tentativa de expansão do transporte subterrâneo. Essa problemática ainda permanece um grande desafio para as Megacidades.

Em suma, sustentabilidade, mobilidade e igualdade social são alguns dos principais desafios que as cidades latino-americanas enfrentam. Para que os centros urbanos se transformem em lugares mais acolhedores, as cidades devem dar uma atenção especial a estas questões.

megacities

Fonte:

http://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/09/internacional/1428595647_142720.html

http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/unesco-planeta/o-desafio-das-megacidades

http://www.gazetadorossio.pt/mundo/grandes-cidades-viram-planetas/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s