Membros do FONARI se reúnem durante III EMDS

Nesta terça-feira (7/04), gestores de relações internacionais de 15 cidades-membro do FONARI se reuniram em Brasília, durante o III EMDS (Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável), para discutir temas como a participação em redes de cidades e as candidaturas para coordenação do Fórum no próximo biênio.

O secretário de Relações Internacionais e Federativas de São Paulo e atual coordenador do FONARI, Leonardo Barchini, pediu que as cidades manifestem interesse pela gestão do Fórum, que será eleita em novembro.

São Paulo também convidou os participantes para a MSur, iniciativa conjunta da capital paulista com a CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe da ONU) que realizará quatro colóquios na América do Sul, com o objetivo de pactuar uma agenda urbana mais concreta no enfrentamento dos desafios da região.

Dois representantes da rede Mercocidades estiveram presentes no encontro. Sergio Barrios e Jorge Rodriguez, respectivamente, da Secretaria Executiva (Rosário, Argentina) e da Secretaria Técnica Permanente da rede (Montevidéu, Uruguai), ressaltaram a importância do FONARI e de iniciativas como a MSur  para a construção de uma voz sul americana na interlocução com o resto do mundo.

Rodriguez lembrou da 5ª Conferência da CGLU, que acontecerá ano que vem em Bogotá, como um bom momento para dialogar com outras redes e com a própria FLACMA. A CGLU é uma das maiores redes de cidade do mundo, com a participação de mais de mil governos locais de 95 países, e a FLACMA é o braço regional da rede para América Latina e Caribe.

Sobre o III EMDS

O III EMDS, realizado entre 7 e 9 de abril em Brasília, é uma iniciativa dedicada a promover ideias e exemplos de um desenvolvimento urbano sustentável. A organização está a cargo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e do SEBRAE, que esperam receber um público de 5 mil pessoas.

Nesta 3ª edição os eixos temáticos enfocam políticas públicas para o desenvolvimento sustentável; gestão das águas; mobilidade urbana; qualidade e financiamento das políticas públicas e participação social.

O EMDS também conta com eventos paralelos, alguns relacionados à atuação dos municípios e estados brasileiros na agenda internacional. É o caso do II Encontro Franco-Brasileiro de Economia Solidária, organizado pelo FMDV (Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades) e a Sala Temática “O protagonismo dos governos locais na nova agenda internacional”, organizada pela FNP, sobre temas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Conferência Habitat III e a participação de cidades no cenário mundial.

fonari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s