Prêmio dará £10 mil para iniciativas inovadoras na área de habitação

Inscrições para o World Habitat Awards estão abertas e vão até abril deste ano. Entrega do prêmio para os vencedores será durante a Conferência Habitat III, em outubro de 2016.

A Organização Building and Social Housing Foundation abriu as inscrições para o prêmio World Habitat Awards (WHA), que busca inovações no campo da habitação. As duas iniciativas ganhadoras levarão o prêmio de £10 mil – ou quase R$ 40 mil. O anúncio será em fevereiro de 2016 e a entrega do prêmio em outubro, durante a Habitat III, em Quito (Equador).

O WHA dedica-se principalmente a fomentar iniciativas que sejam práticas, inovadoras e sustentáveis e que possam ser transferidas ou replicadas em outros lugares do mundo. Além disso, valoriza ações que considerem o tema da habitação de forma abrangente, como um fator relacionado a educação, saúde, meio ambiente e cidadania.

Os vencedores da edição de 2014 serão anunciados em fevereiro deste ano. Em 2013, as iniciativas premiadas foram Palestina, com o programa de reabilitação da cidade velha de Hebron, que utilizou prédios históricos para fins de habitação e melhoria do espaço público, e os Estados Unidos, com a campanha de 100.000 Casas, dedicada a construir habitações para pessoas em situação de rua. Desde 2010, a ONG responsável pela iniciativa americana já conseguiu 40 mil moradias provisórias.WHA

No Brasil, oito iniciativas já foram finalistas e duas já ganharam o prêmio. Em 1997,  Curitiba foi reconhecida por aliar o planejamento urbano a áreas como habitação, transporte e gerenciamento de resíduos sólidos. A segunda vez em que uma iniciativa brasileira ganhou o prêmio foi no ano de 2009, com um projeto apresentado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (COPERHAF), cujo objetivo era fornecer habitação a pessoas de baixa renda nas áreas rurais do sul do Brasil.

As inscrições para a edição de 2015 poderão ser feitas até o dia 30 de abril deste ano. Saiba mais no site do World Habitat Awards: http://www.worldhabitatawards.org.

Sobre a Building and Social Housing Foundation

Fundada em 1976 na Inglaterra, a Building and Social Housing Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada a pesquisas na área de habitação. O prêmio World Habitat Awards é organizado pela instituição desde 1985 e, além de premiar financeiramente os vencedores, promove o intercâmbio de conhecimento entre técnicos de todo o mundo e os finalistas, difundindo boas práticas e troca de experiência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s