Portal Participa Brasil possibilita que cidadãos possam colaborar na construção do relatório brasileiro para a Habitat III

Acontece em outubro de 2016, na cidade de Quito – no Equador – a Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III.

A Conferência Habitat III é uma grande oportunidade para repensar a Agenda Urbana e promover um novo modelo de desenvolvimento urbano que contribua para a igualdade, o bem estar e a prosperidade compartilhada, e seu principal objetivo é garantir a renovação do compromisso a favor do desenvolvimento urbano sustentável e identificar os novos desafios urbanos.

Para garantir a participação colaborativa da sociedade brasileira na construção do relatório nacional para a Habitat III, o Ministério das Cidades, em parceria com o ConCidades e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), criou o Grupo de Trabalho (GT) ONU Habitat III. O Portal Participa Brasil (http://www.participa.br) é uma iniciativa deste grupo para facilitar a participação da sociedade na produção do relatório brasileiro.

Você, cidadão, poderá responder à Consulta (primeira etapa do projeto) que é feita por meio de um questionário para coletar sua opinião sobre temas do desenvolvimento urbano no Brasil, considerando o que ocorreu nos últimos anos (de 1996 até o presente), bem como suas expectativas para os próximos anos. O tempo estimado para responder o questionário é de 20 minutos. Você tem até o dia 07 de fevereiro para participar desta primeira etapa.

Acesse: http://www.participa.br/habitat/habitat-iii-participa-brasil/consulta#.VJ3DIsALA

Uma segunda etapa do processo apresenta para consulta os temas, variáveis e indicadores selecionados pela equipe do IPEA que deverão ser utilizados para compor o relatório do Brasil para a Conferência Habitat III. São 128 indicadores que tentam responder a organização do relatório proposta pela ONU em 7 temas, o que facilita a contribuição com comentários e propostas em áreas especificas.

Para esta segunda etapa, inscreva-se na plataforma e depois clique sobre os balões ao lado dos parágrafos para redigir seus comentários. Analise as propostas, faça críticas e dê sugestões, proponha novos indicadores, fontes, abordagens do tema, etc, todos comentários são bem vindos!

Com a sua participação este relatório terá maior aderência à realidade, expressando com maior clareza as motivações e posições da sociedade brasileira. Você tem até o dia 30 de janeiro para participar desta segunda etapa.

Acesse: http://www.participa.br/habitat/habitat-iii-participa-brasil/indicadores#.VJ3EtsALAhabitatIII

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s